Matemática


CURSO DE MATEMÁTICA - LICENCIATURAO Curso de Licenciatura em Matemática Do Instituto de educação superior Presidente Kennedy (IFESP) destina-se:

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... a professores que atuam no Ensino Fundamental – anos finais e no Nível Médio da Educação Básica, insere-se na política de qualificação docente do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), do Rio Grande do Norte, visando à concretização das determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) (Lei 9.394/96), bem como a  Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE)..

A proposta pedagógica apresentada visa ao desenvolvimento intelectual e humano e, consequentemente, a elevação da qualidade do trabalho docente e a valorização social e cidadã do professor, somando-se à sinergia de esforços das várias instituições que buscam responder, a médio e longo prazo, à convocação para a melhoria da qualidade do ensino na rede pública do RN, na perspectiva do atendimento às políticas públicas da educação, às Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica, conforme resolução Nº4, de 13 de julho de 2010, ao padrão de qualidade, BNCC e ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), manifestando organicidade entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do IFESP, como expressão da política articulada à educação básica, suas diretrizes e políticas.

Os aportes conceituais e metodológicos, assim como o perfil profissional do professor, aqui apresentados refletem as temáticas que permeiam o debate nacional e internacional, num momento de construção de uma nova concepção de formação profissionalizante do professor, objetivando a melhoria qualitativa do desempenho docente e, em consequência, melhor qualidade do ensino e aprendizagem.

Pretende-se, efetivamente, que o processo de ensino e aprendizagem deixe de operar, junto à maioria dos alunos como mecanismo seletivo e desmotivador e que a passagem pela escola resulte na aquisição de conhecimentos e habilidades significativas à participação na sociedade. A melhoria da qualidade do ensino, a aquisição da competência profissional, a adoção de estratégias pedagógicas eficientes, são postas diante do professor como o grande desafio para alcançar o êxito escolar. Assim sendo, o curso proposto visa atender portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio, prioritariamente, que estejam atuando na rede pública de ensino.

Sabe-se, porém, que a formação docente, por si só, não desencadeará as transformações pretendidas no sistema de ensino. Para que elas ocorram, é indispensável um maior investimento nos recursos humanos, estabelecendo como prioridade a valorização do magistério, através da recuperação do papel social e pedagógico do professor, a melhoria das condições de trabalho, de carreira e de salário.

O Curso de Licenciatura em Matemática fundamenta-se no princípio da qualidade da formação, alicerçada na prioridade nacional de valorização do Magistério, buscando-se a ressignificação do papel social e pedagógico do professor. Ressignificação essa, compreendida como mobilização de conhecimentos, construção e desenvolvimento de competências profissionais, que serão traduzidas num fazer pedagógico que venha atender de forma efetiva às demandas da sociedade. Desta forma, pretende-se assegurar o acesso ao saber e a produção de novo conhecimento de maneira interdisciplinar, tendo como referência as bases epistemológicas e metodológicas que constituem a formação do professor em Matemática.

O Curso deverá proporcionar, além do domínio dos conteúdos e conhecimentos da área de Matemática, a formação/desenvolvimento de competências e habilidades para a docência articulação entre teoria e prática. Sendo assim, serão considerados de suma importância o domínio, ampliação e solidificação dos conhecimentos que constituem os objetos de ensino da Matemática na Educação Básica, das séries finais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, bem como o estudo da respectiva fundamentação teórico/metodológica, na perspectiva de uma prática docente contextualizada, teoricamente consistente e metodologicamente eficaz.

O Curso será pautado em um modelo de currículo flexível e dinâmico, no sentido de favorecer a articulação conteúdo/método e possibilitar práticas pedagógicas inovadoras, estudos interdisciplinares e transdisciplinares, e uma personalização do percurso de formação do aluno, inclusive através do aproveitamento de estudos extracurriculares, de acordo com critérios definidos pelo Conselho Científico e Pedagógico do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy.

Para tanto, é imprescindível que haja um processo de formação que favoreça o envolvimento efetivo e afetivo do aluno, como sujeito ativo e construtivo de sua formação, cujo dinamismo se expressa na articulação entre os formadores das diversas áreas, de modo a evitar-se a fragmentação e a burocratização das ações de formação e que, mediante o diálogo e a ação interdisciplinar, sejam asseguradas a unidade de objetivos, coerência e continuidade das ações curriculares da formação.

Natal , 08 de novembro de 2019

Professora Lorena Gadelha de Freitas Brito (coordenadora do Curso de Matemática)

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