Detalhes do Evento

Exposição Fotográfica: do IFP ao IFESP

Para a Exposição Fotográfica “Do IFP ao IFESP: Uma Jornada Visual”, que será parte das celebrações de 30 anos do IFESP e ocorrerá em paralelo com o VI ENCIPE, podemos estruturar o roteiro da seguinte maneira: “Retratos de Educação: Do IFP ao IFESP em 30 Anos de Transformação”

Introdução da Exposição:

1. Saudação aos visitantes – Uma breve boas-vindas e explicação sobre a importância da exposição no contexto dos 30 anos do IFESP e do tema do VI ENCIPE.
  2. Contextualização Histórica – Painel de introdução com uma linha do tempo mostrando a evolução do Instituto desde o Instituto Federal de Pedagogia (IFP) até o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFESP).

Corpo da Exposição – Inscreva-se

Dividido em três seções temáticas principais, cada uma apresentando narrativas autobiográficas, a evolução da democracia e a promoção dos direitos humanos.

• Seção 1: Raízes e Fundações
    • Fotografias antigas do IFP, com ênfase nas primeiras turmas, prédios originais e fundadores.
    • Testemunhos em primeira pessoa de ex-alunos e professores pioneiros.
  • Seção 2: Crescimento e Mudança
    • Imagens capturando momentos-chave de transição para o IFESP, destacando expansão física, diversificação de cursos e inclusão educacional.
    • Histórias de alunos e professores representando o impacto do IFESP em suas vidas e carreiras.
  • Seção 3: Direitos Humanos e Democracia na Educação
    • Fotografias de eventos, projetos e atividades que ilustram o compromisso do IFESP com os direitos humanos e práticas democráticas.
    • Relatos pessoais sobre o papel do IFESP na formação docente e no fomento à cidadania e participação ativa.
  • Conclusão da Exposição:
    • Espaço Interativo – Um mural para que visitantes deixem suas próprias narrativas autobiográficas relacionadas ao IFESP.
    • Painel de Discussão – Agenda para discussões e palestras sobre a contribuição do IFESP para a educação, democracia e direitos humanos ao longo dos anos.
    • Homenagem aos Pioneiros – Reconhecimento aos indivíduos e momentos que foram cruciais na história do IFESP, com um momento de silêncio em respeito àqueles que dedicaram suas vidas à educação.

Programação em Destaque

Será uma experiência imersiva e educativa, permitindo que os visitantes não apenas vejam as mudanças físicas do IFP para o IFESP, mas também sintam o impacto emocional e social que a instituição teve em várias gerações.

• Dia 20/06/2024
  • 16h às 17h – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO  FOTOGRÁFICA: DE IFP a IFESP: 30 anos de protagonismo na formação docente do Rio Grande do Norte
  • Responsável: Núcleo de Documentação e Memória da Educação do RN/IFESP
  • Local: Espaço de Convivência Paulo Freire/Auditório Auta de Sousa

Lista dos trabalhos aceirtos – VI ENCIPE, XI MALC e I SES

09:00 - 10:30 R. Jaguarari, 2100 - Lagoa Nova, Natal - RN, 59064-500

Mesa Temática 1 Título: Formação Docente, Narrativas Autobiográficas

José Paulino Filho
10:30 - 00:00 R. Jaguarari, 2100 - Lagoa Nova, Natal - RN, 59064-500

Apresentação de Comunicações Orais e Pôsteres

Apresentação de trabalhos submetidos ao VI ENCIPE

Maria Aparecida de Almeida Rego
Liédja Lira da Silva Cunha
Sayonara Fernandes da Silva
Rozicleide Bezerra de Carvalho
13:30 - 15:00 R. Jaguarari, 2100 - Lagoa Nova, Natal - RN, 59064-500

RODA DE PROSA COM PROFESSORES E EGRESSOS SOBRE MEMORIAL

Momento de reflexão sobre Memorial de Formação

Ilsa Fernandes de Queiróz
Márcia Maria Alves de Assis
16:00 - 17:00 R. Jaguarari, 2100 - Lagoa Nova, Natal - RN, 59064-500

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: DE IFP a IFESP: 30 anos de protagonismo na formação docente do Rio Grande do Norte

Local: Espaço de Convivência Paulo Freire/Auditório Auta de Sousa

Mariza Silva de Araújo
José Paulino Filho
19:30 - 21:00 R. Jaguarari, 2100 - Lagoa Nova, Natal - RN, 59064-500

Mesa Temática 2 Título: Direitos Humanos, LGTBTQI +... a inclusão e a Lei de Cotas

Mesa de debate sobre questões de direitos humanos.

Ilsa Fernandes de Queiróz
18:00 - 19:30 Local: Espaço de Convivência.

MALC Atividades Artístico/Literário/Cultural

Momento Cultural e Artístico

Anne Charlyenne Saraiva Campos
Ana Paula Leão Maia Fonseca
  • Data : 20/06/2024 - 30/06/2024
  • Tempo : 16:00 - 17:00 (UTC+0)
  • Reg. Prazo final : 17/06/2024 00:00
  • Local : Rua Jaguarari, 2100. Lagoa Nova - Natal RN
  • Local : IFESP - Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy

Informações do local

Rua Jaguarari, 2100. Lagoa Nova - Natal RN

Prazo de inscrição expirou!!