Bate-papo com André Neves no IFESP

06 de setembro de 2024

A Arte de Contar Histórias Através das Ilustrações: André Neves e a Literatura Infantil

O Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – Centro de Formação de Profissionais da Educação (IFESP) tem a honra de anunciar a figura icônica da literatura brasileira para as infâncias, André Neves. Este evento, uma colaboração entre o IFESP, as Editoras Paulinas e a Secretaria Municipal de Educação de Natal, é parte do curso de Extensão "Cenas de Leitura: Literatura, Ludicidade, Arte e Movimento na sala de aula." A presença de André Neves em nossa instituição não é apenas um evento, mas uma celebração do poder transformador da literatura na formação de novos leitores e educadores.

Quem é André Neves?

André Neves, como ele mesmo se define, é um mediador de leitura, antes mesmo de ser um escritor, ilustrador e contador de histórias cuja obra é dedicada primordialmente ao público infantil. Nascido em Recife, Neves cresceu em um ambiente onde as cores e texturas de sua cidade natal alimentaram sua imaginação e criatividade desde cedo. Essa rica tapeçaria cultural deu vida a livros que são verdadeiras obras de arte, combinando texto e imagem de maneiras que capturam a essência da infância e suas inúmeras possibilidades.

Com formação visual para ilustração de livros pela Escola Internacional de Ilustração de Sàrmede, localizada na Itália, Neves não se limita a escrever histórias; ele as ilustra, trazendo cada cena à vida com uma paleta de cores que fala diretamente ao coração do leitor. Sua habilidade em entrelaçar visuais expressivos com narrativas cativantes o tornou um dos ilustradores mais respeitados e amados no Brasil. Entre seus livros mais conhecidos, encontram-se "A Caligrafia de Dona Sofia", "Lá fora" e "Certidão de nascimento poético", cada um explorando temas de memória, identidade e descoberta.

Impacto e Importância de André Neves no Mundo Literário

A contribuição de André Neves para a literatura infantil brasileira vai além das páginas de seus livros. Como educador e mediador de leitura, ele tem sido fundamental na introdução da literatura nas salas de aula, ensinando educadores a explorar o potencial das histórias ilustradas como ferramentas pedagógicas. Suas oficinas e palestras sobre a importância da literatura na educação inicial são reconhecidas por seu caráter inovador e sua capacidade de inspirar professores e alunos.

A vinda de Neves ao IFESP é especialmente significativa, considerando nossa missão de formar educadores que são não apenas transmissores de conhecimento, mas também criadores de experiências educacionais ricas e envolventes. Sua abordagem para a literatura infantil como um espaço de encontro entre arte e educação oferece aos nossos estudantes uma visão única de como os livros podem transformar salas de aula em ambientes de aprendizado imaginativos.

O Evento: Um Encontro de Aprendizado e Inspiração

O evento se iniciará às 9h do dia 6 de setembro, com uma palestra de André Neves, seguida de uma sessão de autógrafos e interação direta com o autor. Espera-se que o encontro no auditório Nísia Floresta transcenda o formato tradicional de palestra, oferecendo uma experiência interativa que permitirá aos participantes não apenas ouvir sobre o processo criativo de Neves, mas também engajar-se em diálogos sobre como a arte da ilustração e da narrativa pode ser integrada na prática pedagógica.

Devido à alta demanda e ao entusiasmo da comunidade acadêmica, o evento será transmitido em tempo real para outro auditório, garantindo que todos tenham a oportunidade de participar deste momento formativo.

Live com André Neves.

Abaixo você pode assistir a live "Bate-papo com o escritor André Neves no IFESP". Evento marcante para nossa instituição. Descubra o universo criativo por trás de uma das maiores referências da Literatura Infantil no Brasil

08:30 - 10:30 IFESP

Palestra, mediada pela Profa. Sayonara.

10:30 - 11:30 Auditório Nísia Floresta - IFESP

Seção de autógrafos e fotografias

O encontro no auditório Nísia Floresta transcendeu o formato tradicional de palestra, oferecendo uma experiência interativa que permitiu aos participantes não apenas ouvir sobre o processo criativo de Neves, mas também engajar-se em diálogos sobre como a arte da ilustração e da narrativa pode ser integrada na prática pedagógica.

Mediador/Palestrante

André Neves

Escritor e Ilustrador

• Data : 06/09/2024