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Seminário de Sensibilização – PDI e PAI

A importância e o impacto do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Projeto de Autoavaliação Institucional (PAI) no futuro do IFESP.

O IFESP tem empreendido esforços significativos para melhorar e aprimorar seu funcionamento e infraestrutura, alinhando suas operações não só às exigências legais, mas também às necessidades de sua comunidade acadêmica e aos padrões de qualidade educacional esperados. Neste sentido, no dia 08 de agosto de 2024, aconteceu o Seminário de Sensibilização – PDI e PAI. Este seminário permitiu que a comunidade acadêmica pudesse entender melhor esses processos cruciais e como poderia contribuir para o sucesso de nossa instituição.

“A ciência deve começar com mitos e com a crítica dos mitos; nem os nossos métodos nem as nossas descobertas podem ser compreendidos, salvo num contexto histórico. Os métodos da ciência resultam da tentativa e erro. Eles consistem na crítica de teorias propostas e na invenção de teorias novas para substituir aquelas que foram rejeitadas. É assim que a ciência progride.”

Popper, 1959

A afirmação de Karl Popper capta a essência de sua filosofia da ciência, que enfatiza o papel do contexto histórico na evolução do conhecimento científico. Popper desafia a visão tradicional de que a ciência progride apenas através da acumulação e verificação de fatos, propondo, em vez disso, que ela avança por meio de um processo dinâmico de conjecturas e refutações.

Popper sugere que a ciência não se origina em um vazio, mas dentro de um contexto cultural e histórico que inclui mitos e crenças pré-científicas. Ao iniciar com o questionamento desses mitos, a ciência não só se distingue das formas de saber anteriores por sua metodologia, mas também estabelece um campo fértil para o desenvolvimento de novas teorias. Essa abordagem ressalta a importância de entender as teorias científicas como respostas a problemas específicos dentro de um contexto cultural e histórico determinado.

Um ponto central na filosofia de Popper é que a ciência progride através da crítica às teorias existentes e pelo desenvolvimento de novas teorias que possam explicar melhor os fenômenos observados. Esse processo de crítica e substituição é o que permite o avanço científico, diferentemente de um processo meramente acumulativo de conhecimento.

No contexto do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – Centro de Formação de Profissionais da Educação (IFESP), a perspectiva de Popper sobre o desenvolvimento científico ressoa de maneira significativa. Ao abraçar a metodologia popperiana de conjecturas e refutações, o IFESP pode fomentar um ambiente acadêmico que não apenas transmite conhecimento, mas também incentiva o pensamento crítico e a inovação entre seus estudantes e professores. 

Implementando práticas como a revisão constante de seus currículos através do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Projeto de Autoavaliação Institucional (PAI), o IFESP se compromete com uma abordagem científica que valoriza a crítica construtiva e a evolução contínua de suas teorias e métodos. Este alinhamento com os princípios popperianos garante que a instituição não só prepare profissionais capacitados para enfrentar os desafios contemporâneos, mas também contribua ativamente para o avanço das ciências e das práticas educacionais em um contexto mais amplo, refletindo um compromisso com a progressão baseada na revisão contínua e no aperfeiçoamento de suas práticas.

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Doutora em Educação pela UFRN. Mestre em Ensino de Matemática e Especialista em História da Matemática, pela UFRN. Licenciada em Matemática e Artes Práticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora com ênfase principal em História da Educação Matemática. Membro do grupo de pesquisa Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisa em História da Educação Matemática - GPEP vinculado a UFRN. Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino - POSENSINO, em associação entre a UERN/IFRN/UFERSA. Membro do grupo de pesquisa Formação Docente: memória da educação, cultura escolar e políticas públicas. Tem experiência na área da Educação, com ênfase na formação do professor, em ensino da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Metodologia do Ensino da Matemática, História da educação Matemática, Laboratório de Ensino de Matemática, Interdisciplinaridade e ensino. É Conselheira do Conselho Estadual de Educação do RN na Câmara de Educação Superior. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7521341931915313

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