Estrutura de Pesquisa do IFESP

  • + Criador: Prof. Denilton
  • + Local: IFESP
  • + Data: 13/12/2022

Estrutura de Pesquisa do IFESP

A estrutura de pesquisa do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy se constitui de:

Os Grupos de Pesquisa do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy

Os Grupos de Pesquisa do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy são formados pelos professores (as) formadores (as), registrados na Plataforma Lattes do CNPq. Atualmente, o IFESP possui três grupos de pesquisa, aos quais se articulam as linhas de pesquisa. As linhas de cada Grupo de Pesquisa aglutinam temas de estudos científicos que, a partir de tradição investigativa, originam projetos cujos resultados apresentam afinidades entre si.


1 GRUPO DE PESQUISA: Linguagens, diversidade e autoformação

Líder: Prof. Dr. Lidemberg Rocha de Oliveira

RESUMO: O grupo de pesquisa Linguagens, diversidade e autoformação objetiva a discussão sobre práticas de linguagens (oral, escrita, visual, audiovisual, corporal, entre outras) em contextos educacionais escolares e não-escolares com foco na formação inicial e continuada de professores, considerando a multidimensionalidade humana, de modo a possibilitar o olhar reflexivo e crítico para a prática pedagógica. Compreende-se a linguagem como elemento social, cultural, artístico, político, antropológico, histórico e ideológico, que constrói e expressa identidades individuais e coletivas dos diversos grupos sociais. Serão desenvolvidas pesquisas, que possibilitem discussões, reflexões e produção de conhecimento relacionadas às múltiplas linguagens, às diversas formas de construção de sentido, à corporeidade, ao ensino aprendizagem, à transdisciplinaridade e à formação humana a partir do processo de autoformação dos estudantes, configurando-se numa perspectiva democrática, emancipatória e inclusiva.

1.1 Linha de Pesquisa: Interfaces entre língua(gens), literaturas, complexidade e autoformação humana na Educação Básica

Líder: Érica Poliana Nunes de Souza Cunha

RESUMO: A presente linha se justifica pela necessidade de desenvolver estudos e pesquisas no âmbito da Educação básica e dos contextos não escolares em que se estabelecem interrelações entre língua e linguagens, a partir da possibilidade de diálogo das diversas formas de representação do mundo. Com vistas numa base interdisciplinar e transdisciplinar, as interfaces entre língua(gens), complexidade e autoformação humana na educação formal e informal, busca o diálogo entre teoria e prática e possibilita reflexões sobre a construção/produção de sentidos a partir das interações sociais e discursivas em diversos campos de atuação humana (cotidiana, jornalística, literária, religiosa, midiática, publicitária, entre outras). Tal finalidade incorpora as demandas contemporâneas do contexto escolar e não escolar e os consequentes desafios que contribuem para a formação humana. Nesse sentido, essa linha potencializa discussões, reflexões, intercâmbio de experiências e de produção de conhecimentos em contextos escolares e não escolares, com foco na formação inicial e continuada de professores, sobretudo, se coloca a discutir e rever o currículo e os documentos oficiais orientadores da educação básica brasileira, reconhecendo a pluralidade da linguagem numa perspectiva dialógica, antropológica.

Membros:

Prof. Dr. Lidemberg Rocha de Oliveira,

Profa. Dra. Evanir de Oliveira Pinheiro (Eva Potiguara),

Profa. Ma. Erica Poliana Nunes de Souza Cunha,

Profa. Ma. Maria Aparecida de Almeida Rego,

Profa. Ma. Tereza Cristina Bernardo da Câmara.


2 GRUPO DE PESQUISA: Formação Docente: Memórias da Educação, Cultura Escolar e Políticas Públicas

Líder: Profa Dra Mariza Silva de Araújo

RESUMO: Este grupo de pesquisa se propõe a desenvolver atividades com professores e estudantes no sentido de aprofundar estudos e pesquisas nos campos teóricos que permeiam temáticas como: a) os processos formativos da docência inicial e continuada, com vistas ao desenvolvimento profissional tanto na educação básica quanto na educação superior; b) memorial de formação como instrumento a serviço da formação docente e procurar compreender como a mediação biográfica favorece a tomada de consciência dos estudantes das licenciaturas para o processo de (auto)formação; c) objetos de investigação relacionadas a cultura escolar, arquivos institucionais, acervos pessoais, bibliotecas, entre outros; d) políticas públicas, cultura, práticas pedagógicas e práxis nos diversos contextos educacionais da Educação Básica; construção de conhecimentos, legislação e formação nos processos educacionais das etapas de ensino: Educação infantil e Educação de Jovens, Adultos e Idosos; e) processos formativos de professores de matemática; concepções e crenças de professores; potencial pedagógico da história da matemática; contribuições da história  educação matemática para a educação básica. A metodologia adotada será estudos, debates, reflexões, roda de conversa, dentre outras, tendo como base teóricos que referenciem os objetos e temáticas de estudo. Encontros quinzenais com todos os pesquisadores e discentes envolvendo pesquisadores convidados e colaboradores para discutir temáticas relacionadas ao grupo de pesquisa, seminário semestral, participação em eventos acadêmicos e divulgação das pesquisas relacionadas ao grupo por meio de publicações diversas.

2.1 Linha de pesquisa: Cultura Escolar, Memórias da Educação e Narrativas auto-biográficas

Líder:  Profa Dra Márcia Maria Alves de Assis

RESUMO: Considerando que a cultura atravessa todas as ações do cotidiano escolar, seja na influência sobre a sua linguagem, nos seus ritos, na determinação das suas formas de organização, de gestão, nas constituições dos sistemas escolares, define-se como campo de investigação na/pela cultura escolar a complexidade das práticas sociais e dos sentidos da escola. Na interface com a área da História, da História da Educação e das Ciências Sociais, se apresentam como possibilidades de investigação o currículo, o livro didático, as políticas educacionais, dentre outros objetos, tais como: A história das instituições educativas e sua dimensão espacial, cotidiana e formativa; os agentes e sujeitos da educação e suas trajetórias formativas; processos e práticas educativas e suas relações com as sociedades delimitadas no espaço-tempo. Dessa forma problematiza-se o espaço geográfico e suas interfaces com o tempo e a memória (individual ou coletiva) cujo foco é a formação docente nas diferentes perspectivas da educação básica. A linha também tem como objetos o uso das narrativas auto-biográficas enquanto fonte e método de pesquisa.

Membros:

Profa Dra Mariza Silva de Araújo,

Profa Dra Márcia Maria Alves de Assis,

Prof Dra Ilnete Porpino de Paiva,

Prof Dra, Ana Zélia Maria Moreira;

Prof. Ms José Avelino da Hora,

Profa Ma Francisca Daise Galvão,

Profs Ma Liz Araújo Lima,

Profa Me Ilsa Fernandes Queiroz,

Profa Dra Wguineuma Pereira Avelino Cardoso,

Profa Me Lorena Gadelha de Freitas Brito,

Prof Me Robson de Oliveira Santos,

Prof Valkley Xavier T. de Holanda.

2.2 Linha de Pesquisa: Políticas Públicas, Direitos Humanos e Diversidades 

Líder: Profa Dra Ilnete Porpino de Paiva

RESUMO: a linha de pesquisa tem como objetivos a) aprofundar estudos e pesquisas acerca da compreensão das políticas públicas em âmbito local, regional e nacional e internacional; b) estudo da formação inicial e continuada de professores e profissionais da educação, no que diz respeito às políticas educativas e práticas docentes; c)  estudos e pesquisas sobre os  fundamentos filosóficos, socioantropológicos e educacionais dos Direitos da Pessoa Humana e da Diversidade Cultural à luz da interculturalidade; para reflexões sobre a Ciência e a Cultura contemporâneas e suas implicações sobre os Direitos Humanos; Estudos sobre a articulação entre Direitos Humanos e Valores Democráticos; As teorias e os métodos pedagógicos mais adequados para uma educação aos direitos humanos na educação formal e informal e outros espaços formativos. Educação em Direitos Humanos e processos identitários: gênero, etnia, crianças, adolescentes, meio-ambiente. Nesse sentido, partindo da compreensão de que tais estudos são importantes para o conhecimento e debate dessas políticas, de forma a entender como elas interferem no processo de formação dos professores.

Membros:

Profa Ma Ilsa Fernandes Queiroz,

Profa Dra Ilnete Porpino de Paiva,

Profa Dra Maria das Vitórias Ferreira da Rocha,

Profa Dra Mariza Silva Araújo.

2.3 Linha:  Saberes e Práticas da Formação Docente 

Líder: Maria das Vitórias Ferreira da Rocha

Resumo: Esta linha de pesquisa busca apresentar, refletir e discutir sobre a formação, prática e desenvolvimento profissional docente, reconhecendo indissociável e importante relação que permeia a práxis docente (teoria/prática) num processo constante formativo, com vista a autocrítica e consciência sobre o que ensinar, diante do que se faz, como se faz e por que se faz, construindo ponte entre uma pedagogia comprometida com a qualidade social da educação numa perspectiva de transformação da realidade social.

Membros:

Prof Dra Maria das Vitórias Ferreira da Rocha,

Prof Dr José Paulino Filho, Prof Ms Robson Oliveira dos Santos,

Profa, Dra Francisca Vandilma Costa,

Profa Ma Lorena Gadelha de Freitas Brito,

Profa. Ma. Maria José Lima dos Santos.


3 GRUPO DE PESQUISA:  Formação Docente: Ciência, Linguagens e Tecnologias

Líder: Profa. Dra. Rozicleide Bezerra de Carvalho.

RESUMO: O grupo “Formação Docente: Ciência, Linguagens e Tecnologias” têm como escopo pensar discutir, refletir e agir frente à ciência, linguagens e tecnologias na formação docente, de modo a valorar a importância desses objetos nos currículos das escolas para que os estudantes possam realizar leituras da realidade, e assim, desenvolver as competências científica, discursiva, artística, biológica e tecnológica, percebendo-as em todas as áreas de conhecimento. Em relação à matriz epistêmica utilizaremos como concepções teóricas-base o Materialismo Histórico-Dialético (Karl Marx); Teoria Histórico-Cultural (Lev S. Vygotsky); Filosofia da Linguagem (Mikhail Bakhtin e o círculo). Metodologicamente, a pesquisa será desenvolvida quanto: à abordagem (quantitativa, qualitativa); à natureza (básica; aplicada); aos objetivos (exploratória, descritiva, explicativa e analítica); aos procedimentos (participativa, colaborativa, pesquisa-ação, etnometodológica, etnográfica, grupo focal, estudo de caso, bibliográfica, documental, experimental) entre outras. O contexto de pesquisa será escolas públicas do estado do Rio Grande do Norte e o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy. O grupo de pesquisa aqui enunciado assume o compromisso multidimensional, a saber: social, cultural, histórico, político, científico, ideológico e tecnológico, no sentido de contribuir com a educação básica, tendo a pesquisa como principal objeto de estudo, cujo campo empírico serão as escolas públicas do estado do Rio Grande do Norte, com o intuito de proporcionar reflexões: ética, crítica e dialógica em relação à ciência, à linguagem e à tecnologia como objetos de investigação e conhecimento inerente à profissão de estudantes de Pedagogia, Letras e Matemática.

3.1 Linhas de Pesquisa: A metacognição no processo de ensino-aprendizagem na educação básica.

Líder: Profa. Dra. Rozicleide Bezerra de Carvalho.

RESUMO: A Linha de Pesquisa “A Metacognição e as múltiplas linguagens no processo de ensino-aprendizagem na educação básica” tem como escopo pensar, discutir, refletir o processo de ensino-aprendizagem na educação básica, considerando a metacognição como domínio consciente dos processos cognoscitivos, bem como as múltiplas linguagens, constituintes do sujeito, do corpo em movimento, do senso estético, da arte, da cultura e das práticas sociais. A metacognição implica conceber os sujeitos corporais autônomos, conscientes, críticos e criativos, portanto, protagonistas de seu processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento.

Membros:

Dra. Ana Paula Leão Maia Fonseca,

Me. Arandí Róbson Martins Câmara,

Ma. Adalgiza Maria Alves Pereira,

Dra. Dayanne de Moura Chianca,

Ma. Denise Caballero da Silva,

Esp. Elisângela Ribeiro de Oliveira Cabral,

Me. José Damião Souza de Oliveira,

Ma. Liédja Lira da Silva Cunha,

Ma. Maria Tereza Penha de Araújo Silva,

Dr. Nednaldo Dantas dos Santos,

Me. Rafael da Silva Pereira Roseno,

Ma. Regina Lúcia Alves Costa,

Dra. Rozicleide Bezerra de Carvalho.

3.2 Linha de Pesquisa: Profissionalização docente: ensino-aprendizagem, referenciais epistemológicos, sociais e políticos.

Líder: Dr. Eduardo Antonio Gurgel Cavalcanti

RESUMO: A linha de Pesquisa “Profissionalização docente: ensino-aprendizagem, referenciais epistemológicos, sociais e políticos” – PROFDOC – tem como escopo compreender a práxis pedagógico-formativa de profissionais da educação diante dos desafios e possibilidades da sociedade contemporânea. São áreas de aplicação: Ciências Humanas, Educação, Formação e prática docente, Setores de aplicação Educação superior, Educação profissional de nível técnico e tecnológico, Educação infantil e ensino fundamental.

Membros:

Eduardo Antonio Gurgel Cavalcanti,

Esp. Elisângela Ribeiro de Oliveira Cabral,

Ma. Liédja Lira da Silva Cunha,

Dr. Nednaldo Dantas dos Santos,

Dra. Rozicleide Bezerra de Carvalho.