Especialização em Práticas Educacionais Mediadas por Tecnologias
A Especialização em Práticas Pedagógicas Mediadas por Tecnologias do IFESP destaca-se por proporcionar uma formação avançada para educadores que buscam integrar de maneira eficiente as tecnologias ao processo educativo. Com um enfoque prático e inovador, o curso capacita profissionais a utilizar ferramentas tecnológicas de forma estratégica, promovendo experiências educacionais enriquecedoras. Junte-se a nós no IFESP e esteja à frente das tendências pedagógicas contemporâneas.
- -byDenilton Oliveira
- 1Estudante
- Last updated 1 ano atrás
Descrição do Curso
A cultura digital como cultura da contemporaneidade, fortemente marcada pela revolução tecnológica, em particular as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), tem modificado o dia a dia das pessoas na sua forma de pensar, agir, fazer, interagir e conviver. A pandemia global da COVID-19, causada pelo vírus Sars-CoV-2, trouxe consigo desafios sem precedentes para a educação em todo o mundo. Escolas, educadores e alunos foram desafiados a se adaptar rapidamente ao ensino remoto por meio dos dispositivos móveis de modo a permitir a interação online entre professor e aluno. Essa experiência destacou a importância das TDICs na educação, colocando em evidência práticas pedagógicas inovadoras criadas pelo professor como estratégias que permitissem todos os alunos o acesso ao conhecimento.
Antes, o aluno, ao ir à escola, deixava sua vida cotidiana, suas crenças, seus saberes comuns, para entrar no espaço escolar, destinado ao desenvolvimento do conhecimento sistematizado, elaborado metodologicamente. Com a pandemia, esse fluxo se inverte: a escola agora sai de sua zona de conforto e adentra às casas dos alunos, se deparando com a realidade de vida de cada um, mesmo que de forma remota. O que mudou? Tanto a organização do trabalho escolar quanto o currículo foram readaptados pelos próprios professores, definindo novos espaços de tempo e metodologias específicas para o ensino remoto, focando mais em desenvolver as competências dos alunos que ensinar o conteúdo de uma determinada unidade curricular.
Essa readaptação tornou o desenvolvimento e a apropriação de tecnologias digitais uma condição essencial para a continuidade de diversas atividades, destacando-se os processos de ensino e aprendizagem em práticas pedagógicas formais. O desafio foi implementar as mudanças necessárias a que todos os envolvidos (professores e professores em formação) pudessem manter a proximidade e o envolvimento com os objetos de conhecimento específicos de cada etapa ou nível de ensino.
Nesse sentido, as Tecnologias Digitais (TD) permitiram, por meio de videochamadas, a construção e permanência das relações entre professores e alunos, comuns em ambientes físicos, para o desenvolvimento das práticas pedagógicas das diversas instituições de ensino (LEMOV, 2021). A intensa troca de informações, compartilhadas em redes, manteve a sociedade atualizada.
Portanto, esse novo cenário, exige dos educadores novas habilidades e conhecimentos para aproveitar mais amplamente o potencial das TDICs no ensino. O IFESP, reconhecendo a necessidade de capacitar os profissionais da educação para adotar estratégias inovadoras de ensino, desenvolver materiais educacionais digitais eficazes e utilizar plataformas tecnológicas de maneira pedagogicamente significativa, propõe este Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas Mediadas pelas TDIC.
Portanto, o presente curso visa preparar e subsidiar professores da Educação Básica com ênfase na formação docente e no uso das tecnologias digitais, pois as “TIC permeiam a cultura e portanto, espera-se que os professores sejam usuários e criadores ativos e permanentes de práticas de ensino e de aprendizagem que envolvam as TIC”. (UNESCO, 2018 p. 17)
Ainda de acordo com o documento da UNESCO (2018) no que se refere ao uso das TD é relevante compreender que este tem como objetivo promover a aprendizagem do estudante e implica no desenvolvimento de atividades ativas, intencionais e reflexivas. Para tanto integrá-las como conhecimento inerente da atividade docente
Nessa direção, entende-se o Curso Especialização em Práticas Pedagógicas Mediadas por Tecnologias, como uma alternativa para preparar o professor à afiliar-se e aderir às TD em suas práticas pedagógicas e assim, favorecer o desenvolvimento das aprendizagens dos aprendizes, bem como potencializar a inclusão digital desse público conforme apregoa Moran (2007, p. 77) quando aborda que “o uso das tecnologias é fator de ingresso eficaz no mundo do trabalho”.
Objetivos do curso?
Geral:
- Ofertar formação continuada em nível de especialização, a docentes e profissionais da Educação que exercem atividades na rede pública de ensino do RN ou em outros espaços educacionais com a finalidade de desenvolver habilidades teórico-prática para o uso de Tecnologias Digitais em suas práticas pedagógicas.
Específicos:
- Aprofundar o Conhecimento Tecnológico: Proporcionar aos educadores uma compreensão aprofundada das diferentes tecnologias educacionais disponíveis e suas aplicações práticas, re(conhecendo) o impacto das Tecnologias Digitais – TD na sociedade a partir das mudanças observadas nas novas formas de viver, de trabalhar, de produzir e de se organizar socialmente
- Desenvolver Habilidades Pedagógicas: Capacitar os participantes a projetar e implementar estratégias de ensino que incorporem as TDICs de maneira alinhada às teorias de aprendizagem, compreendendo as TD como meio potencializador que permite ao docente utilizar diferentes aparatos tecnológicos na mediação do processo de ensino e aprendizagem;
- Criar Recursos Digitais Significativos: Ensinar os professores em formação a criar materiais educativos digitais que promovam a aprendizagem ativa, a colaboração e o engajamento dos alunos, oportunizando o domínio de TD na educação como estratégias para o desenvolvimento de novas possibilidades para a inserção em atividades de ensino-aprendizagem no contexto escolar
- Explorar a Avaliação Tecnológica: Orientar o uso de ferramentas tecnológicas para avaliar o progresso de aprendizagem dos alunos, desenvolvendo práticas pedagógicas com tecnologias de modo a contribuir no processo de afiliação e adesão dos docentes às TD em suas atividades de ensino e aprendizagem.
- Promover a Inclusão Digital: Discutir estratégias para garantir que as TDICs sejam acessíveis a todos os alunos, promovendo a inclusão e a equidade, integrando as tecnologias ao currículo, promovendo o pensamento computacional, a autoria dos alunos e a resolução criativa de problemas.
- Refletir sobre Ética e Cidadania Digital: Incentivar uma reflexão crítica sobre questões éticas e legais relacionadas ao uso das tecnologias digitais, incluindo aspectos éticos do pensamento computacional, como respeito à privacidade e à diversidade.
- Promover integração de Metodologias Ativas e Tecnologia: Integrar metodologias ativas de ensino com o uso de tecnologias digitais, enfatizando o desenvolvimento do pensamento lógico, criativo e algorítmico dos alunos, para desenvolver o protagonismo no uso das tecnologias digitais.
Estatística da Pós
926
Alunos Fornados]
41
Turmas conclusas
342
Certificados de Aperfeiçoamento
Professores
Veja algo mais de seu interesse...
- 459 Alunos
- 0Lições
- Todos os níveis
- Lista de Desejos
O que temos a oferecer…
- 41 Alunos
- 0Lições
- Primeira Licenciatura
- 3200 horas
- Lista de Desejos
Graduação em Letras
- 5 Alunos
- 0Lições
- Todos os níveis
- 10 Semanas
- Lista de Desejos
Graduação em Matemática
- 12 Alunos
- 0Lições
- Primeira Licenciatura
- 3200 horas
- Lista de Desejos
Graduação em Pedagogia
- 1 Estudante
- 0Lições
- Segunda Licenciatura
- 1500 horas
- Lista de Desejos
Graduação em Letras 2ª Licenciatura
- 2 Alunos
- 0Lições
- Todos os níveis
- 10 Semanas
- Lista de Desejos
Graduação em Matemática 2ª Licenciatura
- 2 Alunos
- 0Lições
- Pós-Graduação
- 540 dias
- Lista de Desejos