Graduação em Pedagogia
O Curso de Pedagogia – Licenciatura do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy é presencial, focado em didática interativa e planejamento educacional. Autorizado e reconhecido pelo CEE/CES, promove formação inicial e continuada em Educação Básica, integrando ensino, pesquisa e extensão.
- -byDenise
- 12Alunos
- Last updated
Descrição do Curso
O Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – foi autorizado a funcionar nos termos do Parecer CEE/CES Nº 094/08, homologado pelo Decreto Estadual de nº 21.009, de 12 de janeiro de 2009, e teve seu reconhecimento renovado conforme Parecer nº 014/2014 – CEE/CES/RN e Decreto Estadual de nº 24.801, de 11 de novembro de 2014. No ano de 2020, por meio do Decreto Nº 30.202, de 07 de dezembro de 2020, obteve a sua renovação do reconhecimento, considerando a decisão plenária do Conselho Estadual de Educação (CEE)/RN, que acolheu o Parecer nº 08/2020.
Dessa forma o Curso de Pedagogia – Licenciatura consiste em um curso presencial, que valoriza processos didáticos não focados na mera transmissão de conteúdos científicos, mas na valorização dos saberes e das experiências trazidas pelos discentes, na participação em atividades de pesquisa e de extensão articuladas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem.
Objetivos do Curso:
Promover a formação inicial e continuada para os profissionais que irão atuar na Educação Básica, em todos os seus níveis e modalidades, levando em conta, também, os espaços de educação não formal, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
Objetivos Específicos:
- 01: Desenvolver posturas éticas e críticas necessárias para a formação da identidade profissional, interagindo como sujeitos conscientes do seu papel na construção e transformação do meio em que vivem;
- 02: Vivenciar posturas ativas na busca e construção dos espaços sociais, para a definição de seus próprios caminhos e ressignificações de suas práticas educacionais;
- 03: Conhecer a escola como organização complexa, tendo como função promover a educação de qualidade social;
- 04: Promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão, voltando-os às demandas sociais;
- 05: Proporcionar momentos de reflexão sobre os objetos de conhecimentos específicos da formação docente;
- 06: Possibilitar a identificação das etapas do planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativas e pedagógicas, com competência técnico-científica;
- 07: Identificar problemas socioculturais e educacionais, locais e regionais, e propor encaminhamentos relacionados às questões da qualidade de ensino, assim como, medidas que contribuam para o movimento de inclusão social.
Missão:
Promover uma educação profissional de qualidade social, através do ensino, pesquisa e extensão, na perspectiva de uma formação docente crítica, ética, reflexiva e política que permita uma atuação na sociedade que contribua para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte e do país.
Público Alvo:
O Curso de Pedagogia Licenciatura do IFESP atenderá ao público alvo portador de certificado de conclusão do ensino médio, do Curso de magistério e/ou normal médio, prioritariamente os que estejam atuando em instituições da rede oficial de ensino, bem como os que tenham atuado em programas/projetos vinculados a SEEC.
Vagas e formas de ingresso:
O ingresso no Curso de Pedagogia – Licenciatura se dará através de Processo Seletivo (conforme edital próprio). As formas de acesso para o Curso de Pedagogia respeitarão as ações afirmativas, de acordo com as leis vigentes, deliberadas pelo Conselho Científico Pedagógico do IFESP.
Quanto ao funcionamento:
Em sua totalidade o Curso de Pedagogia funciona da seguinte forma:
- Carga Horária Total: 3.330 horas.
- Período de integralização Curricular: 8 semestres.
- Duração Mínima do Curso: 04 anos.
- Duração Máxima do Curso: 07 anos.
- Turnos: Matutino, Vespertino e Noturno.
- Matriz Curricular – Acesse
Perfil profissional do formando:
O Curso de Pedagogia – Licenciatura forma o profissional com capacidade para planejar, organizar e desenvolver atividades e materiais relativos à Educação Básica, analisando a realidade educacional e nela interferindo com competência. Sua atribuição central é a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como sobre estratégias para construção do conhecimento pedagógico no saber escolar, como em disciplinas de Fundamentos Pedagógicos no Ensino Médio de Curso Normal, assim como em Educação profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de outros campos de atuação (Educação Indígena, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e outras áreas emergentes no campo sócio educacional, tal como Educação e Saúde), nas quais os conhecimentos pedagógicos sejam previstos.
Na área de gestão educacional, o Pedagogo poderá atuar em funções do trabalho pedagógico de processos educativos escolares (Gestor de escola e de sistema e Assessor pedagógico educacional) e não escolares (Organizações não Governamentais (ONG’s), Editoras, Hospitais, Empresas, especialmente no que se refere ao planejamento, administração, análise, formulação, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de planos, projetos pedagógicos epolíticas públicas.
Compete ao egresso do Curso de Pedagogia – Licenciatura conhecer e agir em coerência com os fins e valores da educação nacional e com os princípios ético-políticos e pedagógicos do educando, incluindo a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, expressos na Lei 9.394/96, nas Resoluções n° 01, de 15/05/06, CNE/CP n°02, de 15/07/2015 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. Portanto, espera-se do egresso um perfil profissional baseado em saberes, habilidades e competências que se evidenciam pela sua capacidade de:
- I: Compreender e utilizar os conhecimentos historicamente construídos para poder atuar com ética e compromisso na aprendizagem do discente e na sua própria aprendizagem colaborando para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática e inclusiva.
- II: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas, desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado nos discentes.
- III: Compreender o seu papel na formação dos discentes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.
- IV: Trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes etapas e modalidades da educação básica, dominando os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teóricometodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar.
- V: Valorizar e incentivar as diversas manifestações artísticas e culturais, tanto locais quanto mundiais, e a participação em práticas diversificadas desta produção para que o discente possa ampliar seu repertório artísticocultural.
- VI: Pesquisar, investigar, refletir, realizar a análise crítica em diferentes meios socioculturais, usar a criatividade e buscar soluções tecnológicas para selecionar, organizar, planejar e construir práticas pedagógicas e científicas desafiadoras, coerentes e significativas.
- VII: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas docentes, como recurso pedagógico e como ferramenta de formação, para comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e potencializar as aprendizagens.
- VIII: Desenvolver argumentos com base em fatos, dados e informações científicas para a consciência socioambiental, o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, do outro e do planeta, promovendo e facilitando a cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade.
- IX: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos sociais, étnico-raciais, econômicos, culturais, religiosos, políticos, de gênero, sexuais e outras, para promover ambiente colaborativo nos locais de aprendizagem.
- X: Atuar na gestão e organização das instituições de educação básica, na elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de políticas, projetos e programas educacionais.
- XI: Estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais vigentes, como componentes de formação essenciais que lhe possibilitem aperfeiçoamento profissional alinhado ao exercício da cidadania, ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Acesse aqui a Matriz Curricular do Curso de Pedagogia do IFESP.
Professores
**Conheça Nossos Professores de Pedagogia: Guias na Jornada da Educação** Nossos professores de Pedagogia no IFESP são verdadeiros mestres na arte de educar e inspirar. Com vasta experiência acadêmica e profissional, eles são especialistas em suas áreas de atuação e estão comprometidos em proporcionar uma formação de excelência aos nossos alunos. Cada um de nossos professores traz consigo um conjunto único de habilidades e conhecimentos, enriquecendo assim a experiência de aprendizado dos nossos estudantes. Com dedicação e paixão pelo ensino, eles estão sempre dispostos a orientar, motivar e apoiar os alunos em sua jornada acadêmica e profissional. Além de sua expertise acadêmica, nossos professores também são reconhecidos por sua atuação prática e engajamento com questões relevantes da educação contemporânea. Eles são verdadeiros agentes de mudança, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária por meio da educação. Ao escolher estudar Pedagogia no IFESP, você terá a oportunidade de aprender com alguns dos melhores profissionais da área, que estão comprometidos em prepará-lo para os desafios e oportunidades do mercado de trabalho. Venha fazer parte da nossa comunidade acadêmica e descubra todo o potencial transformador da educação com nossos professores de Pedagogia!
Informações extras
Requisitos
- Ter segundo grau completo e atender a todos os requisitos previstos no edital do certame.
Características
- Formação de Professores: O curso prepara profissionais para atuarem como educadores em diversos níveis de ensino, desde a Educação Infantil até os Anos Finais do Ensino Fundamental.
- Ênfase na Prática Pedagógica: A formação privilegia uma abordagem prática, proporcionando aos estudantes experiências significativas em sala de aula desde os primeiros semestres do curso.
- Visão Interdisciplinar: O currículo do curso valoriza a integração entre diferentes áreas do conhecimento, permitindo uma formação ampla e abrangente para os futuros pedagogos.
- Inovação e Tecnologia: O uso de tecnologias educacionais e metodologias inovadoras é incentivado ao longo do curso, preparando os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo.
- Atuação em Diversos Contextos: Além da atuação em escolas, o curso também prepara os alunos para atuarem em espaços educativos não formais, como ONGs, empresas e instituições culturais.
- Ênfase na Educação Inclusiva: A promoção da educação inclusiva é uma das principais preocupações do curso, preparando os futuros profissionais para atuarem de forma ética e responsável com a diversidade.
- Formação Humanista: O curso valoriza uma formação humanista, pautada em valores éticos e no respeito à diversidade cultural, social e étnico-racial.
- Estágios Supervisionados de Qualidade: O curso oferece estágios supervisionados em instituições de ensino parceiras, proporcionando aos estudantes uma vivência real da prática pedagógica.
- Corpo Docente Qualificado: O curso conta com um corpo docente altamente qualificado, composto por professores com experiência acadêmica e profissional na área da Educação.
- Incentivo à Pesquisa e Extensão: A promoção da pesquisa e da extensão é incentivada ao longo do curso, proporcionando aos estudantes oportunidades de desenvolverem projetos e contribuírem para a melhoria da educação.
- Essas são algumas das principais características que tornam o curso de Pedagogia do IFESP uma excelente opção para quem deseja se tornar um educador qualificado e comprometido com uma educação transformadora.
Público-alvo
- Professores ou servidores do Governo do Estado do RN.
- Professores formados em Cursos de Magistério a nível de 2º Grau.
2 Comentários