Graduação em Matemática
O curso de Matemática do IFESP oferece uma imersão profunda no universo dos números e suas aplicações. Prepare-se para inspirar o aprendizado em sala de aula ou explorar carreiras analíticas. Transforme sua afinidade por números em uma jornada educacional significativa!
- -byJosé Damião
- 5Alunos
- Last updated
Descrição do Curso
CURSO DE MATEMÁTICA – LICENCIATURA: O Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP), tem como foco os professores que atuam no Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio da Educação Básica.
O referido curso foi autorizado a funcionar nos termos do Parecer CEE/CES Nº21.378 de 06 de novembro de 2009, está inserido na política de qualificação docente do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), do Rio Grande do Norte, visando à concretização das determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) (Lei 9.394/96), em conformidade com as alterações sancionadas pelas leis Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, lei Nº 13.632, de 6 de março de 2018.
Objetovo do Curso:
Formar professores habilitados a lecionar Matemática no Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio, visando a ampliação, o fortalecimento e aprimoramento de suas competências intelectuais e profissionais, numa perspectiva humanística, de modo que seja capaz de assumir, enquanto cidadão e educador, uma participação consciente, ativa e construtiva nos processos educativos e sociais, com vistas ao exercício pleno da cidadania, pelo reconhecimento da especificidade do trabalho docente, que conduz a práxis como expressão de articulação.
Público Alvo:
O Curso de Licenciatura em Matemática do IFESP atenderá ao público-alvo portador de certificado de conclusão do Ensino Médio, prioritariamente os que estejam atuando em instituições da rede oficial de ensino, respeitando a forma de ingresso conforme publicação através de edital.
Vagas e formas de ingresso:
O Processo Seletivo para preenchimento de vagas destinadas a portadores do Certificado de Conclusão do Ensino Médio que estejam atuando na rede pública de ensino e demais egressos do Ensino Médio, conforme número de vagas e cotas estabelecidas por edital ou por convênios firmados com órgãos governamentais.
Quanto ao Funcionamento:
O curso de modalidade presencial em regime letivo regular com aulas no turno matutino, vespertino ou noturno. O curso em regime letivo especial está previsto também para oferta em horários especiais nos finais de semana para atender a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, conforme decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, revogado pelo Decreto nº 8.752, de 2016.
Integralização do Curso:
- Carga Horária Total: 3.270 horas.
- Período de integralização Curricular: 8 semestres.
- Duração Mínima do Curso: 04 anos.
- Duração Máxima do Curso: 07 anos.
O Curso proporciona, além do domínio dos conteúdos e conhecimentos da área de Matemática, a formação/desenvolvimento de competências e habilidades para a docência, articulando teoria e prática. Sendo assim, serão considerados de suma importância o domínio, ampliação e solidificação dos conhecimentos que constituem os objetos de ensino da Matemática na Educação Básica, das séries finais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, bem como o estudo da respectiva fundamentação teórico/metodológica, na perspectiva de uma prática docente contextualizada, teoricamente consistente e metodologicamente eficaz.
Proposta currícular:
O Curso é pautado em um modelo de currículo flexível e dinâmico, no sentido de favorecer a articulação conteúdo/método e possibilitar práticas pedagógicas inovadoras, estudos interdisciplinares e transdisciplinares, e uma personalização do percurso de formação do aluno, inclusive através do aproveitamento de estudos extracurriculares, de acordo com critérios definidos pelo Conselho Científico e Pedagógico do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy.
Para tanto, é imprescindível que haja um processo de formação que se caracterize pelo envolvimento efetivo e afetivo do aluno, como sujeito ativo e construtivo de sua formação, cujo dinamismo se expressa na articulação entre os formadores das diversas áreas, de modo a evitar-se a fragmentação e a burocratização das ações de formação e que, mediante o diálogo e a ação interdisciplinar, sejam asseguradas a unidade de objetivos, coerência e continuidade das ações curriculares da formação.
Prof. Ms. José Damião Souza de Oliveira – Coordenador do Curso de Matemática
- Última atualização:
Professores
**Conheça nossos Professores** Nossos professores são altamente qualificados e dedicados, trazendo uma rica experiência acadêmica e profissional para o ensino da Matemática. Com formação sólida e especialização nas diversas áreas da disciplina, eles se destacam pela excelência no ensino e pelo compromisso com o sucesso dos estudantes. Além disso, estão sempre atualizados com as mais recentes metodologias de ensino e tecnologias educacionais, garantindo uma educação de qualidade e alinhada às demandas do mercado. Conheça mais sobre cada um de nossos docentes e descubra como eles podem contribuir para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional.