Detalhes do Curso

Graduação em Letras

O Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa do IFESP, no regime regular, atenderá ao público-alvo portador de certificado de conclusão do Ensino Médio, na modalidade Magistério e, prioritariamente, os que estejam atuando em instituições da rede oficial de ensino, bem como os que tenham atuado em Programas/Projetos vinculados à SEEC. No regime especial, atenderá os professores da rede pública de educação básica que comprovarem estar no exercício da docência.

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Descrição do Curso

De 1994 a 2001, o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – IFESP, na época denominado Instituto de Formação de Professores Presidente Kennedy (IFP), ministrava curso superior de formação docente em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).


Encerrada esta parceria, a partir de 2002, o Instituto adquiriu o seu credenciamento como Instituto Superior de Educação e passou a atuar de forma autônoma dando continuidade ao trabalho de formação docente, acumulando ainda mais experiência com a oferta do Curso Normal Superior seguido pelos cursos de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e Licenciatura em Matemática.

Nesse contexto, o Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa para professor que atua no Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e no Ensino Médio da Educação Básica foi implantado para atender à política de qualificação docente do MEC e da SEEC do Rio Grande do Norte, visando à concretização das determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei 9.394/96), conforme Resolução Nº 01, de 10 de maio de 2002, aportado na experiência relativa à formação de professores em cursos de nível superior.

 

Modalidade de oferta e outros detalhes do Curso:

Presencial, em regime letivo regular, semestral, ou em regime letivo especial, conforme definição da instituição formadora. Outras informações:

  • Carga horária: 3.200 horas.
  • Duração: 8 meses – Oferta em regime letivo regular ou especial.
  • Prazo máximo para integralização: 6 anos

 

Turnos de funcionamento:

  • Noturno: para o regime letivo regular
  • Matutino e Vespertino: no regime letivo especial

 

Público Alvo:

O Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa do IFESP, no regime regular, atenderá ao público-alvo portador de certificado de conclusão do Ensino Médio, na modalidade Magistério e, prioritariamente, os que estejam atuando em instituições da rede oficial de ensino, bem como os que tenham atuado em Programas/Projetos vinculados à SEEC. No regime especial, atenderá os professores da rede pública de educação básica que comprovarem estar no exercício da docência.

 

Vagas e formas de acesso:

  • Regime Regular: o Processo Seletivo é para o preenchimento de vagas destinadas aos portadores do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, que estejam atuando na rede pública de ensino e aberto a demais egressos do Ensino Médio – modalidade Magistério, funcionários da rede pública da rede estadual e municipal, de acordo com o número de vagas e cotas estabelecidas por edital ou por convênios firmados com órgãos governamentais.
  • Regime especial: os professores da rede pública de educação básica concorrem às vagas do curso pleiteado após a pré-inscrição na Plataforma Capes de Educação Básica e sua validação pela secretaria de educação à qual está vinculado e comprovarem estar no exercício da docência.

 

Quanto ao funcionamento:

O curso de modalidade presencial em regime letivo regular funciona com aulas no turno noturno. O curso em regime letivo especial está previsto também para oferta em horários especiais nos finais de semana para atender à Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica – PARFOR, conforme Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, no turno noturno (18h30 às 22h). O curso prevê, também, uma carga horária de atividades não presenciais de até 20% da carga horária total dos componentes curriculares em conformidade com a Portaria MEC Nº 1.134, de 10 de outubro de 2016.

 

Princípios Norteadores:

O Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa fundamenta-se no princípio da qualidade da formação, alicerçada na prioridade nacional de valorização do Magistério, buscando-se a ressignificação do papel social e pedagógico do professor. Ressignificação essa compreendida como mobilização de conhecimentos, construção e desenvolvimento de competências profissionais, que serão traduzidas em um fazer pedagógico que venha a atender de forma efetiva às demandas da sociedade.

Dessa forma, pretende-se assegurar o acesso ao saber e à produção de novo conhecimento de maneira interdisciplinar, tendo como referência as bases epistemológicas e metodológicas que constituem a formação do professor em língua portuguesa.

O curso deverá proporcionar, além do domínio dos conteúdos e conhecimentos da área de língua portuguesa, a formação/desenvolvimento de competências e habilidades para a docência, mediante a articulação entre teoria e prática, considerando-se as dinâmicas pedagógicas que contribuam para o exercício profissional e o desenvolvimento do profissional do magistério por meio da visão ampla do processo formativo, seus diferentes ritmos, tempos e espaços, em face das dimensões psicossociais, histórico-culturais, afetivas, relacionais e interativas que permeiam a ação pedagógica, possibilitando as condições para o exercício do pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho coletivo e interdisciplinar, a criatividade, a inovação, a liderança e a autonomia.

Matriz Curricular do Curso de Letras.

Sendo assim, serão considerados de suma importância o domínio, a ampliação e a solidificação dos conhecimentos que constituem os objetos de ensino da língua portuguesa na Educação Básica, dos anos finais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, bem como o estudo da respectiva fundamentação teórico-metodológica, na perspectiva de uma prática docente contextualizada, teoricamente consistente e metodologicamente eficaz, por meio da valorização da pesquisa como princípios pedagógicos essenciais ao exercício e aprimoramento do profissional do magistério e ao aperfeiçoamento da prática educativa.

OBJETIVO DO CURSO

 

O curso tem por objetivo a ampliação, o fortalecimento e o aprimoramento de suas competências intelectuais e profissionais, em uma perspectiva humanística, de modo que seja capaz de assumir, enquanto cidadão e educador, uma participação consciente, ativa e construtiva nos processos educativos e sociais, com vistas ao exercício pleno da cidadania, pelo reconhecimento da especificidade do trabalho docente, que conduz a práxis como expressão da articulação.

 

Perfil do Professor que se quer formar:

Os princípios, fins e valores ético-políticos e educacionais – expressos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e nas Diretrizes Curriculares para a Educação Básica – contemplando as exigências da sociedade democrática e as demandas que a realidade social e econômica impõe ao sistema educacional – estabelecem a necessidade de se reformular concepções e práticas de formação e de se construir um novo perfil profissional do professor.

Para esse novo tipo de professor, qualquer que seja a área de conhecimento e o nível de escolaridade em que atue, o domínio do conhecimento profissional é essencial, mas não suficiente. Buscando atender a isso, de acordo com a Resolução CNE/CP Nº2, de 20 de dezembro de 2019, as competências gerais docentes, bem como as competências específicas e as habilidades correspondentes a elas, compõem a BNC-Formação e passam a compor três dimensões fundamentais, as quais, de modo interdependente e sem hierarquia, se integram e se complementam na ação docente. São elas: I – conhecimento profissional; II – prática profissional; e III – engajamento profissional. É preciso saber mobilizar esses conhecimentos em situações concretas, refletir sobre a legitimidade, a eficiência e a eficácia da ação docente, sistematizar um discurso sobre a prática e saber comunicar e compartilhar saberes com outros agentes da comunidade educativa. Para tanto, o professor a ser qualificado deverá construir para si este novo perfil profissional, o qual se consolidará pelo desenvolvimento contínuo das seguintes competências gerais de acordo com a nova Resolução que orienta a formação de professor em três dimensões. São elas:

1º As competências específicas da dimensão do conhecimento profissional são as seguintes:

  • I: dominar os objetos de conhecimento e saber como ensiná-los;
  • II: demonstrar conhecimento sobre os discentes e como eles aprendem;
  • III: reconhecer os contextos de vida dos discentes; e
  • IV: conhecer a estrutura e a governança dos sistemas educacionais.

2º As competências específicas da dimensão da prática profissional compõem-se pelas seguintes ações

  • I: planejar as ações de ensino que resultem em efetivas aprendizagens;
  • II: criar e saber gerir os ambientes de aprendizagem;
  • III: avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino; e
  • IV: conduzir as práticas pedagógicas dos objetos do conhecimento, as competências e as habilidades.

3º As competências específicas da dimensão do engajamento profissional podem ser assim discriminadas:

  • I: comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional;
  • II: comprometer-se com a aprendizagem dos discentes e colocar em prática o princípio de que todos são capazes de aprender;
  • III: participar do Projeto Pedagógico da escola e da construção de valores democráticos; e
  • IV: engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade, visando melhorar o ambiente escolar.

Professores

Os professores do curso de Letras - habilitação em Língua Portuguesa, têm o compromisso de proporcionar uma formação sólida e abrangente aos estudantes. Nossos objetivos gerais em relação aos componentes curriculares visam não apenas transmitir conhecimentos teóricos, mas também desenvolver habilidades essenciais para a atuação profissional dos futuros profissionais da área. Buscamos promover o domínio da língua portuguesa em suas diferentes dimensões, incluindo gramática, semântica, pragmática e estilística. Além disso, incentivamos a reflexão crítica sobre a linguagem e a cultura, estimulando o pensamento analítico e a produção de conhecimento original. Nosso objetivo é que os estudantes se tornem profissionais capacitados para lecionar com competência em diferentes contextos educacionais, compreendendo as necessidades e desafios do ensino de língua portuguesa. Para isso, valorizamos atividades práticas, estágios supervisionados e projetos de pesquisa que aproximem os alunos da realidade do mercado de trabalho. Ao longo do curso, priorizamos o diálogo constante com os estudantes, incentivando a participação ativa e o protagonismo na construção do conhecimento. Nossa meta é formar profissionais éticos, críticos, criativos e comprometidos com a promoção da educação e da cultura em nossa sociedade.

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Profa. Dra.
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Doutora em Educação, pela UFRN, atuando na Linha de Pesquisa Educação, Formação e Profissionalização Docente; Mestra em Estudos da Linguagem, pela UFRN, atuando na linha de pesquisa Linguagem e Práticas Sociais (2009); Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, pela Universidade Potiguar (2001); Especialista em Leitura e Literatura, pela Universidade Potiguar (2005); Especialista em Língua Portuguesa: Leitura, Gramática e Produção de Textos, pela UFRN (2007); Atualmente, é Professora Formadora do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP, e está atuando na Coordenação do Curso de Letras dessa mesma instituição de ensino; é professora de Língua Portuguesa da rede Municipal do Natal desde 1999. Atuou, de 2018 a 2020, como docente orientadora do Programa Residência Pedagógica, no IFESP, coordenando o subprojeto Alfabetização e Letramento na formação de leitores da contemporaneidade. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Rede Territórios Inteligentes e Sustentáveis no âmbito Social e Educativo - TISSE (IMD/UFRN/CNPq); e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação docente: Ciência, Linguagens e Tecnologias, atuando como Líder da linha de pesquisa: A metacognição e as múltiplas linguagens no processo de ensino-aprendizagem na educaão básica; é Membro da Linha de Pesquisa Profissionalização Docente: ensino-aprendizagem, referenciais epistemológicos, sociais e políticos, do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docente: formação, saberes e práticas - GEPPESP, da Universidade de Brasília - UnB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Letramento, Produção textual, Metacognição. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5195331030623795
Orientação para os interessados em se inscrever nos nossos cursos, com base no edital disponibilizado: 1. **Leitura Detalhada do Edital:** Antes de iniciar o processo de inscrição, é essencial ler atentamente o edital disponibilizado. Nele, você encontrará informações importantes sobre os cursos oferecidos, requisitos de participação, documentação necessária, datas e prazos. 2. **Verificação dos Requisitos:** Certifique-se de que você atende a todos os requisitos exigidos para o curso desejado. Isso inclui formação acadêmica, experiência profissional (se aplicável), documentação comprobatória e outros critérios estabelecidos no edital. 3. **Documentação Completa:** Prepare toda a documentação necessária com antecedência, incluindo cópias de diplomas, certificados, histórico escolar, documentos de identificação e quaisquer outros documentos solicitados no edital. Certifique-se de que todas as cópias estejam legíveis e autenticadas, conforme as exigências do edital. 4. **Preenchimento do Formulário de Inscrição:** Acesse o formulário de inscrição online, disponibilizado no site oficial do IFESP, e preencha todas as informações solicitadas com precisão e veracidade. Esteja atento aos campos obrigatórios e às instruções específicas para cada seção do formulário. 5. **Envio da Documentação:** Após preencher o formulário de inscrição, faça o upload de todos os documentos exigidos de acordo com as instruções fornecidas. Verifique se todos os documentos estão corretamente anexados antes de finalizar o envio. 6. **Pagamento da Taxa de Inscrição:** Caso haja taxa de inscrição, efetue o pagamento dentro do prazo estabelecido no edital. Certifique-se de seguir as instruções específicas de pagamento fornecidas no edital, incluindo valores, formas de pagamento aceitas e prazos de vencimento. 7. **Acompanhamento do Processo:** Após o envio da inscrição e da documentação, acompanhe regularmente o andamento do processo seletivo através do site oficial do IFESP ou dos canais de comunicação disponibilizados. Esteja atento às datas de divulgação dos resultados e demais etapas do processo. 8. **Participação nas Etapas Seleção:** Caso haja etapas de seleção, como provas, entrevistas ou análise de currículo, esteja preparado para participar e cumprir todas as exigências estabelecidas. Mantenha-se informado sobre o cronograma e os locais de realização das etapas. 9. **Esclarecimento de Dúvidas:** Em caso de dúvidas durante o processo de inscrição, entre em contato com a equipe responsável pelo processo seletivo através dos canais de atendimento disponibilizados no edital. Não deixe suas dúvidas sem resposta. 10. **Atenção aos Prazos:** Por fim, respeite todos os prazos estabelecidos no edital, desde o período de inscrição até a matrícula dos aprovados. Não deixe para a última hora e esteja sempre atento às datas e aos prazos estipulados.
Anualmente o IFESP promove novas matrículas em seus cursos de Graduação e Pós-Graduação. Para não perder sua inscrição, certifique-se de que você é assinante de nossas Newsletters (Boletins Informativos). Caso ainda não seja assinante, faça sua assinatura acessando ifesp.edu.br/pk/ . No rodapé da página temos um pequeno formulário para esta inscrição. Após fazer o cadastro, acesse o email e confirme sua assinatura.
Todos os cursos do IFESP, tanto de Graduação quanto de Pós-Graduação são gratuitos. O aluno não paga nada para alcançar seu sonho de ter seu certificado de conclusão. Apenas uma pequena taxa pode ser requerida no ato da inscrição.

Informações extras

Requisitos

  • Ter segundo grau completo.
  • Atender a todos os requisitos previstos no edital do certame.

Características

  • 1. **Formação Ampliada:** O curso oferece uma formação abrangente em língua portuguesa, literaturas e língua estrangeira, preparando os alunos para atuarem em diferentes áreas relacionadas à linguagem e à comunicação.
  • 2. **Ênfase na Competência Linguística:** O programa valoriza o desenvolvimento da competência linguística dos estudantes, tanto em língua portuguesa quanto em língua estrangeira, por meio de práticas de leitura, escrita, análise textual e produção de textos.
  • 3. **Estudo da Literatura:** O curso proporciona o estudo da literatura em suas diversas manifestações, promovendo a análise crítica de obras literárias e a reflexão sobre sua importância cultural e histórica.
  • 4. **Abordagem Interdisciplinar:** Valoriza-se a interdisciplinaridade, permitindo aos alunos estabelecerem conexões entre os estudos literários e linguísticos e outras áreas do conhecimento, como história, filosofia e sociologia.
  • 5. **Domínio de Línguas Estrangeiras:** O curso oferece a oportunidade de aprofundamento no estudo de línguas estrangeiras, como inglês, espanhol, francês, entre outras, visando à formação de profissionais com habilidades comunicativas avançadas.
  • 6. **Atuação em Diferentes Contextos:** Prepara-se os alunos para atuarem como professores de língua portuguesa e estrangeira em escolas de educação básica e instituições de ensino superior, bem como para atuarem em áreas como tradução, revisão de textos, editoração, entre outras.
  • 7. **Estágios Supervisionados:** O curso oferece estágios supervisionados em escolas e outras instituições de ensino, proporcionando aos estudantes uma vivência prática da profissão e o contato com diferentes realidades educacionais.
  • 8. **Corpo Docente Qualificado:** Conta com um corpo docente qualificado e experiente, composto por professores especializados em diversas áreas da linguística e da literatura, que proporcionam uma formação de excelência aos estudantes.
  • 9. **Incentivo à Pesquisa e Extensão:** Estimula-se a participação dos alunos em atividades de pesquisa e extensão, oferecendo oportunidades para desenvolverem projetos acadêmicos e contribuírem para a produção de conhecimento na área.
  • 10. **Formação Crítica e Reflexiva:** O curso visa formar profissionais críticos e reflexivos, capazes de compreenderem a complexidade da linguagem e da literatura e de atuarem de forma ética e comprometida com a promoção da cultura e da educação.
  • Essas características tornam o curso de Letras uma escolha sólida para aqueles que desejam uma formação completa e diversificada na área das linguagens.

Público-alvo

  • Professores ou servidores do Governo do Estado do RN.
  • Professores formados em Cursos de Magistério a nível de 2º Grau.
  • OBS: Veja o edição do Processo Seletivo...

Requisitos

  • Ter segundo grau completo.
  • Atender a todos os requisitos previstos no edital do certame.

Características

  • 1. **Formação Ampliada:** O curso oferece uma formação abrangente em língua portuguesa, literaturas e língua estrangeira, preparando os alunos para atuarem em diferentes áreas relacionadas à linguagem e à comunicação.
  • 2. **Ênfase na Competência Linguística:** O programa valoriza o desenvolvimento da competência linguística dos estudantes, tanto em língua portuguesa quanto em língua estrangeira, por meio de práticas de leitura, escrita, análise textual e produção de textos.
  • 3. **Estudo da Literatura:** O curso proporciona o estudo da literatura em suas diversas manifestações, promovendo a análise crítica de obras literárias e a reflexão sobre sua importância cultural e histórica.
  • 4. **Abordagem Interdisciplinar:** Valoriza-se a interdisciplinaridade, permitindo aos alunos estabelecerem conexões entre os estudos literários e linguísticos e outras áreas do conhecimento, como história, filosofia e sociologia.
  • 5. **Domínio de Línguas Estrangeiras:** O curso oferece a oportunidade de aprofundamento no estudo de línguas estrangeiras, como inglês, espanhol, francês, entre outras, visando à formação de profissionais com habilidades comunicativas avançadas.
  • 6. **Atuação em Diferentes Contextos:** Prepara-se os alunos para atuarem como professores de língua portuguesa e estrangeira em escolas de educação básica e instituições de ensino superior, bem como para atuarem em áreas como tradução, revisão de textos, editoração, entre outras.
  • 7. **Estágios Supervisionados:** O curso oferece estágios supervisionados em escolas e outras instituições de ensino, proporcionando aos estudantes uma vivência prática da profissão e o contato com diferentes realidades educacionais.
  • 8. **Corpo Docente Qualificado:** Conta com um corpo docente qualificado e experiente, composto por professores especializados em diversas áreas da linguística e da literatura, que proporcionam uma formação de excelência aos estudantes.
  • 9. **Incentivo à Pesquisa e Extensão:** Estimula-se a participação dos alunos em atividades de pesquisa e extensão, oferecendo oportunidades para desenvolverem projetos acadêmicos e contribuírem para a produção de conhecimento na área.
  • 10. **Formação Crítica e Reflexiva:** O curso visa formar profissionais críticos e reflexivos, capazes de compreenderem a complexidade da linguagem e da literatura e de atuarem de forma ética e comprometida com a promoção da cultura e da educação.
  • Essas características tornam o curso de Letras uma escolha sólida para aqueles que desejam uma formação completa e diversificada na área das linguagens.

Público-alvo

  • Professores ou servidores do Governo do Estado do RN.
  • Professores formados em Cursos de Magistério a nível de 2º Grau.
  • OBS: Veja o edição do Processo Seletivo...

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