O presente Projeto de Auto-avaliação da Escola Estadual Presidente Kennedy constitui-se em um instrumento de mobilização, envolvimento e participação dos diversos segmentos da comunidade escolar. Desde as discussões iniciais até a elaboração deste instrumento peocurou-se ouvir os diversos segmentos da instituição para a sua implementação e execução.
Em sua constituição contém perguntas que descrevem a realidade da Instituição, destacando aspéctos de sua estrutura física e funcional, traça objetivos e apresenta a metodologia com seus princípios de participação, transparência, globalidade e gradualidade, acrescido de instrumentos destinado a coleta de dados.
A avaliação institucional deve ser entendida como um processo de contínuo aperfeiçoamento no desempenho das atividades desenvolvidas pela Escola Kennedy, além de prestar contas à sociedade. Ela será utilizada como instrumento para identificar problemas, para corrigir erros e para introduzir as mudanças que signifiquem a garantia da qualidade e do cumprimento da sua missão institucional.
Entende-se que as legitimações interna e externa só ocorrem quando a Instituição, de forma madura, busca as suas fragilidades, seus limites e possibilidades para se fortalecer e se aperfeiçoar.
É nesse sentido que o papel da avaliação é vital e deve ter todo apoio político e administrativo necessário para que possa ocorrer em um clima de participação generalizada, fortalecendo-se assim a democracia interna.