Detalhes do Curso

Graduação em Letras 2ª Licenciatura

No curso de Letras 2ª Licenciatura do IFESP, mergulhe no fascinante mundo da linguagem e da literatura. Desenvolva habilidades linguísticas e analíticas enquanto explora a riqueza da Língua Portuguesa.

Preparação abrangente para a docência e campos literários, o Curso de Letras 2ª Licenciatura proporcionando uma jornada educacional enriquecedora, transformando a paixão pelas letras em uma fascinante experiência profissional!

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Descrição do Curso

CURSO DE LETRAS – SEGUNDA LICENCIATURA: O Curso de Letras 2ª Licenciatura do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP) destina-se a professores que atuam no Ensino Fundamental – anos finais e no Nível Médio da Educação Básica, que já possuem uma graduação.

Visão Geral:

De 1994 a 2001, o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – IFESP, na época denominado Instituto de Formação de Professores Presidente Kennedy (IFP), ministrava curso superior de formação docente em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Encerrada esta parceria, a partir de 2002, o Instituto adquiriu o seu credenciamento como Instituto Superior de Educação e passou a atuar de forma autônoma dando continuidade ao trabalho de formação docente, acumulando ainda mais experiência com a oferta do Curso Normal Superior seguido pelos cursos de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e Licenciatura em Matemática.

Nesse contexto, o Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa para professor que atua no Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e no Ensino Médio da Educação Básica foi implantado para atender à política de qualificação docente do MEC e da SEEC do Rio Grande do Norte, visando à concretização das determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei 9.394/96), conforme Resolução Nº 01, de 10 de maio de 2002, aportado na experiência relativa à formação de professores em cursos de nível superior.

Modalidade de Oferta:

Presencial, em regime letivo regular, semestral, ou em regime letivo especial, conforme definição da instituição formadora.

Público Alvo:

No regime regular, o público-alvo deverá ser constituído por portadores de certificado de Conclusão de Curso de Licenciatura em área distinta do Curso de Letras – Habilitação em Língua Portuguesa, que estejam atuando na rede pública de ensino, bem como os egressos da instituição. No regime especial, os professores da rede pública de educação básica que comprovarem estar no exercício da docência, atuando na área do curso solicitado ou em áreas correlatas.

Vagas e Formas de Ingresso:

Regime Regular: o Processo Seletivo é para o preenchimento de vagas destinadas aos portadores de certificado de Conclusão de Curso de Licenciatura em área distinta do Curso de Letras – Habilitação em Língua Portuguesa que estejam atuando na rede pública de ensino, conforme número de vagas e cotas estabelecidas por edital ou por convênios firmados com órgãos governamentais.

Regime especial: professores da rede pública que comprovarem estar no exercício da docência, atuando na área do curso solicitado ou em áreas correlatas por convênios ou parcerias firmadas com órgãos governamentais.

Detalhes do Curso:

  • Carga Horária Total: 1.500 horas.
  • Período de integralização Curricular: 4 semestres.
  • Duração Mínima do Curso: 02 anos.
  • Duração Máxima do Curso: 03 anos.

Princípios Norteadores:

O Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa fundamenta-se no princípio da qualidade da formação, alicerçada na prioridade nacional de valorização do Magistério, buscando-se a ressignificação do papel social e pedagógico do professor. Ressignificação essa compreendida como mobilização de conhecimentos, construção e desenvolvimento de competências profissionais, que serão traduzidas em um fazer pedagógico que venha a atender de forma efetiva às demandas da sociedade.

Dessa forma, pretende-se assegurar o acesso ao saber e à produção de novo conhecimento de maneira interdisciplinar, tendo como referência as bases epistemológicas e metodológicas que constituem a formação do professor em língua portuguesa.

O curso deverá proporcionar, além do domínio dos conhecimentos de Língua Portuguesa, a formação/desenvolvimento de competências e habilidades para a docência, mediante a articulação entre teoria e prática. Sendo assim, serão considerados de suma importância o domínio, a ampliação e a solidificação dos conhecimentos que constituem os objetos de ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica, dos anos finais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, bem como o estudo da respectiva fundamentação teórico-metodológica, na perspectiva de uma prática docente contextualizada, teoricamente consistente e metodologicamente eficaz.

O curso será pautado em um modelo de currículo flexível e dinâmico, no sentido de favorecer a articulação conteúdo/método e possibilitar práticas pedagógicas inovadoras, estudos interdisciplinares e transdisciplinares e uma personalização do percurso de formação do discentes, com critérios definidos pelo Conselho Científico e Pedagógico do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy.

Em consonância com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), que atualmente orienta os currículos de todos os componentes curriculares da Educação Básica, o curso vem dialogar com as mais recentes pesquisas dessa área de conhecimento, bem como com as transformações que vêm ocorrendo nas práticas de linguagem do atual século. Dessa forma, o curso se baseia na concepção de linguagem entendida como interação, com a qual os sujeitos têm oportunidades de ampliar o letramento e se tornar participativo nas diversas práticas de linguagem.

No que diz respeito à inserção no Curso de Letras – Habilitação em Língua Portuguesa – Segunda Licenciatura – não há aproveitamento de estudos referentes ao curso de primeira licenciatura, seja qual for, realizado anteriormente a esta modalidade de curso (segunda licenciatura), conforme disposto na Resolução CNE/CP n° 1/2009.

Para tanto, é imprescindível que haja um processo de formação que favoreça o envolvimento efetivo e afetivo do discentes, como sujeito ativo e construtivo de sua formação, cujo dinamismo se expressa na articulação entre os formadores das diversas áreas, de modo a evitar-se a fragmentação e a burocratização das ações de formação e que, mediante o diálogo e a ação interdisciplinar, sejam asseguradas a unidade de objetivos, coerência e continuidade das ações curriculares da formação.

Objetivos do Curso:

O Curso de Letras – Habilitação em Língua Portuguesa – Segunda Licenciatura – destina-se à formação e qualificação técnica, científica, pedagógica e cultural do professor para o Ensino Fundamental (6o ao 9º anos) e Ensino Médio, com vistas à ampliação, ao fortalecimento e ao aprimoramento de suas competências intelectuais e profissionais, em uma perspectiva humanística, de modo que seja capaz de assumir, enquanto cidadão e educador, uma participação consciente, ativa e construtiva nos processos educativos e sociais para o exercício pleno da cidadania.

Perfil do Professor que se quer formar:

Os princípios, fins, valores ético-políticos e educacionais expressos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, 1996) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (DCNGEB, 2013), contemplando as exigências da sociedade democrática e as demandas que a realidade social e econômica impõe ao sistema educacional, há a necessidade de se reformular concepções e práticas de formação na perspectiva de construir um novo perfil profissional do professor.

Para esse novo perfil de professor, qualquer que seja a área de conhecimento e o nível de escolaridade em que atue, o domínio do conhecimento profissional é essencial, mas não suficiente. É preciso saber mobilizá-lo em situações concretas, refletir sobre a legitimidade, a eficiência e a eficácia da ação docente, sistematizar um discurso sobre a prática e saber comunicar e compartilhar saberes com outros agentes da comunidade educativa. Para tanto, o professor a ser qualificado por meio do curso ora proposto deverá construir para si um novo perfil profissional, o qual poderá consolidar pelo desenvolvimento contínuo das seguintes habilidades:

  • utilizar os conhecimentos da Língua Portuguesa para compreender e transformar o contexto sociopolítico e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
  • exercer atividades de ensino nas etapas e modalidades da Educação Básica;
  • dominar os conteúdos da área ou as disciplinas de sua escolha e as respectivas metodologias de ensino, a fim de construir e administrar situações de aprendizagem e de ensino;
  • atuar no planejamento, organização e gestão de instituições e sistemas de ensino nas esferas administrativa e pedagógica;
  • contribuir com o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da instituição em que atua, realizando trabalho coletivo e solidário, interdisciplinar e investigativo;
  • exercer liderança pedagógica e intelectual, articulando-se aos movimentos socioculturais da comunidade e da sua categoria profissional;
  • desenvolver estudos e pesquisas de natureza teórico-investigativa da educação e da docência em Língua Portuguesa.

Essas são as habilidades propostas para o novo perfil de profissional da área de linguagens que o IFESP almeja formar.

Profa. Dra. Liédja Lira da Silva CunhaCoordenador do Curso de Letras

  • Data da última atualização:

Professores

**Corpo Docente do Curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa** Nossos professores são especialistas comprometidos com a excelência acadêmica e o sucesso dos alunos. Com formação sólida e vasta experiência no ensino e na pesquisa, eles ministram as disciplinas do curso de Letras com paixão e dedicação, buscando sempre proporcionar uma educação de qualidade e atualizada com as demandas do mercado. Além de dominarem suas áreas de atuação, nossos professores estão sempre em busca de atualização e aprimoramento, participando de eventos acadêmicos, produzindo pesquisas de relevância e contribuindo para o avanço do conhecimento na área. Eles estão prontos para orientar, motivar e inspirar nossos alunos, preparando-os para os desafios da profissão e para uma carreira de sucesso no mercado de trabalho. No IFESP, valorizamos a expertise e a dedicação de nosso corpo docente, reconhecendo seu papel fundamental na formação de profissionais qualificados e comprometidos com a transformação da sociedade por meio da educação. Venha fazer parte do nosso time e aproveite a oportunidade de aprender com os melhores professores na área de Letras e Língua Portuguesa.

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Profa. Dra.
  • 2 Cursos
  • 7 Alunos
Doutora em Educação, pela UFRN, atuando na Linha de Pesquisa Educação, Formação e Profissionalização Docente; Mestra em Estudos da Linguagem, pela UFRN, atuando na linha de pesquisa Linguagem e Práticas Sociais (2009); Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, pela Universidade Potiguar (2001); Especialista em Leitura e Literatura, pela Universidade Potiguar (2005); Especialista em Língua Portuguesa: Leitura, Gramática e Produção de Textos, pela UFRN (2007); Atualmente, é Professora Formadora do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP, e está atuando na Coordenação do Curso de Letras dessa mesma instituição de ensino; é professora de Língua Portuguesa da rede Municipal do Natal desde 1999. Atuou, de 2018 a 2020, como docente orientadora do Programa Residência Pedagógica, no IFESP, coordenando o subprojeto Alfabetização e Letramento na formação de leitores da contemporaneidade. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Rede Territórios Inteligentes e Sustentáveis no âmbito Social e Educativo - TISSE (IMD/UFRN/CNPq); e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação docente: Ciência, Linguagens e Tecnologias, atuando como Líder da linha de pesquisa: A metacognição e as múltiplas linguagens no processo de ensino-aprendizagem na educaão básica; é Membro da Linha de Pesquisa Profissionalização Docente: ensino-aprendizagem, referenciais epistemológicos, sociais e políticos, do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docente: formação, saberes e práticas - GEPPESP, da Universidade de Brasília - UnB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Letramento, Produção textual, Metacognição. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5195331030623795
Orientação para os interessados em se inscrever nos nossos cursos, com base no edital disponibilizado: 1. **Leitura Detalhada do Edital:** Antes de iniciar o processo de inscrição, é essencial ler atentamente o edital disponibilizado. Nele, você encontrará informações importantes sobre os cursos oferecidos, requisitos de participação, documentação necessária, datas e prazos. 2. **Verificação dos Requisitos:** Certifique-se de que você atende a todos os requisitos exigidos para o curso desejado. Isso inclui formação acadêmica, experiência profissional (se aplicável), documentação comprobatória e outros critérios estabelecidos no edital. 3. **Documentação Completa:** Prepare toda a documentação necessária com antecedência, incluindo cópias de diplomas, certificados, histórico escolar, documentos de identificação e quaisquer outros documentos solicitados no edital. Certifique-se de que todas as cópias estejam legíveis e autenticadas, conforme as exigências do edital. 4. **Preenchimento do Formulário de Inscrição:** Acesse o formulário de inscrição online, disponibilizado no site oficial do IFESP, e preencha todas as informações solicitadas com precisão e veracidade. Esteja atento aos campos obrigatórios e às instruções específicas para cada seção do formulário. 5. **Envio da Documentação:** Após preencher o formulário de inscrição, faça o upload de todos os documentos exigidos de acordo com as instruções fornecidas. Verifique se todos os documentos estão corretamente anexados antes de finalizar o envio. 6. **Pagamento da Taxa de Inscrição:** Caso haja taxa de inscrição, efetue o pagamento dentro do prazo estabelecido no edital. Certifique-se de seguir as instruções específicas de pagamento fornecidas no edital, incluindo valores, formas de pagamento aceitas e prazos de vencimento. 7. **Acompanhamento do Processo:** Após o envio da inscrição e da documentação, acompanhe regularmente o andamento do processo seletivo através do site oficial do IFESP ou dos canais de comunicação disponibilizados. Esteja atento às datas de divulgação dos resultados e demais etapas do processo. 8. **Participação nas Etapas Seleção:** Caso haja etapas de seleção, como provas, entrevistas ou análise de currículo, esteja preparado para participar e cumprir todas as exigências estabelecidas. Mantenha-se informado sobre o cronograma e os locais de realização das etapas. 9. **Esclarecimento de Dúvidas:** Em caso de dúvidas durante o processo de inscrição, entre em contato com a equipe responsável pelo processo seletivo através dos canais de atendimento disponibilizados no edital. Não deixe suas dúvidas sem resposta. 10. **Atenção aos Prazos:** Por fim, respeite todos os prazos estabelecidos no edital, desde o período de inscrição até a matrícula dos aprovados. Não deixe para a última hora e esteja sempre atento às datas e aos prazos estipulados.
Anualmente o IFESP promove novas matrículas em seus cursos de Graduação e Pós-Graduação. Para não perder sua inscrição, certifique-se de que você é assinante de nossas Newsletters (Boletins Informativos). Caso ainda não seja assinante, faça sua assinatura acessando ifesp.edu.br/pk/ . No rodapé da página temos um pequeno formulário para esta inscrição. Após fazer o cadastro, acesse o email e confirme sua assinatura.
Todos os cursos do IFESP, tanto de Graduação quanto de Pós-Graduação são gratuitos. O aluno não paga nada para alcançar seu sonho de ter seu certificado de conclusão. Apenas uma pequena taxa pode ser requerida no ato da inscrição.

Informações extras

Requisitos

  • Graduação com Licenciatura Completa.

Características

  • 1. **Formação Complementar:** O curso oferece uma formação complementar em língua portuguesa e literatura para profissionais que já possuem diploma de licenciatura em outra área, permitindo sua atuação como professores de língua portuguesa no ensino fundamental e médio.
  • 2. **Atualização de Conhecimentos:** Proporciona a atualização dos conhecimentos linguísticos e literários, bem como das práticas pedagógicas, visando à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas.
  • 3. **Estudo Aprofundado:** Permite o estudo aprofundado da língua portuguesa, incluindo gramática, linguística, análise textual e produção de textos, além do estudo da literatura brasileira e portuguesa em suas diversas manifestações.
  • 4. **Didática e Metodologia:** Oferece disciplinas que abordam a didática e a metodologia do ensino de língua portuguesa, preparando os estudantes para planejar e desenvolver atividades pedagógicas inovadoras e eficazes.
  • 5. **Práticas de Ensino:** Inclui estágios supervisionados em escolas de educação básica, proporcionando aos alunos a vivência prática da docência e o contato direto com os desafios do ambiente escolar.
  • 6. **Avaliação Continuada:** Promove uma avaliação contínua do processo de ensino e aprendizagem, por meio de atividades avaliativas diversificadas e acompanhamento individualizado dos estudantes.
  • 7. **Incentivo à Reflexão:** Estimula a reflexão crítica sobre as práticas educativas, incentivando a pesquisa e a produção de trabalhos acadêmicos que contribuam para o desenvolvimento da área.
  • 8. **Flexibilidade de Horários:** Oferece horários flexíveis de aulas e atividades, possibilitando que os estudantes conciliem os estudos com outras atividades profissionais e pessoais.
  • 9. **Corpo Docente Qualificado:** Conta com um corpo docente qualificado e experiente, composto por professores especializados em língua portuguesa e literatura, que proporcionam uma formação de excelência aos estudantes.
  • 10. **Compromisso com a Educação:** O curso tem o compromisso de formar profissionais comprometidos com a educação e capazes de promover o desenvolvimento integral dos alunos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
  • Essas características tornam o curso de Letras 2ª Licenciatura uma escolha sólida para aqueles que desejam ingressar na carreira docente e contribuir para a transformação da educação no país.

Público-alvo

  • Professores da rede pública com graduação em outra área
  • Servidores do Estado do RN com graduação em outra área

Requisitos

  • Graduação com Licenciatura Completa.

Características

  • 1. **Formação Complementar:** O curso oferece uma formação complementar em língua portuguesa e literatura para profissionais que já possuem diploma de licenciatura em outra área, permitindo sua atuação como professores de língua portuguesa no ensino fundamental e médio.
  • 2. **Atualização de Conhecimentos:** Proporciona a atualização dos conhecimentos linguísticos e literários, bem como das práticas pedagógicas, visando à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas.
  • 3. **Estudo Aprofundado:** Permite o estudo aprofundado da língua portuguesa, incluindo gramática, linguística, análise textual e produção de textos, além do estudo da literatura brasileira e portuguesa em suas diversas manifestações.
  • 4. **Didática e Metodologia:** Oferece disciplinas que abordam a didática e a metodologia do ensino de língua portuguesa, preparando os estudantes para planejar e desenvolver atividades pedagógicas inovadoras e eficazes.
  • 5. **Práticas de Ensino:** Inclui estágios supervisionados em escolas de educação básica, proporcionando aos alunos a vivência prática da docência e o contato direto com os desafios do ambiente escolar.
  • 6. **Avaliação Continuada:** Promove uma avaliação contínua do processo de ensino e aprendizagem, por meio de atividades avaliativas diversificadas e acompanhamento individualizado dos estudantes.
  • 7. **Incentivo à Reflexão:** Estimula a reflexão crítica sobre as práticas educativas, incentivando a pesquisa e a produção de trabalhos acadêmicos que contribuam para o desenvolvimento da área.
  • 8. **Flexibilidade de Horários:** Oferece horários flexíveis de aulas e atividades, possibilitando que os estudantes conciliem os estudos com outras atividades profissionais e pessoais.
  • 9. **Corpo Docente Qualificado:** Conta com um corpo docente qualificado e experiente, composto por professores especializados em língua portuguesa e literatura, que proporcionam uma formação de excelência aos estudantes.
  • 10. **Compromisso com a Educação:** O curso tem o compromisso de formar profissionais comprometidos com a educação e capazes de promover o desenvolvimento integral dos alunos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
  • Essas características tornam o curso de Letras 2ª Licenciatura uma escolha sólida para aqueles que desejam ingressar na carreira docente e contribuir para a transformação da educação no país.

Público-alvo

  • Professores da rede pública com graduação em outra área
  • Servidores do Estado do RN com graduação em outra área