Detalhes do Curso

Especialização em Letramentos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares

A Especialização em Letramento e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares no IFESP destaca-se por oferecer uma formação abrangente e atualizada para profissionais que buscam aprimorar suas práticas educacionais. Com enfoque no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, aliado à abordagem interdisciplinar, o curso capacita educadores a promoverem uma aprendizagem significativa. Junte-se a nós no IFESP e aprofunde seus conhecimentos na área educacional.

Descrição do Curso

No contexto educacional nacional contemporâneo, sobretudo o potiguar, observam-se na Educação Básica ações de formação de professores voltadas para a Educação Infantil, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, mas reconhecemos lacunas quanto à formação continuada de doccentes para os Anos Finais do Ensino Fundamental.

Os indicadores educacionais das avaliações em larga escala em âmbito nacional, verificados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB),  assim como aqueles observados a partir do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional no contexto da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, demonstram que os estudantes potiguares, sobretudo os dos Anos Finais, apresentam baixa proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, levando-nos a inferir que essa problemática ocorre por vários fatores, entre eles, as esparças formações para os professores que atuam nesse segumento. Além disso, destacamos o período pandêmico, que fortaleceu ainda mais essa realidade de insucesso escolar.

Objetivos deste curso?

Objetivo Geral

• Aprofundar conhecimentos teórico-práticos para trabalhar os letramentos de forma interdisciplinar, como eixos integradores às diferentes áreas do conhecimento, com ênfase nas implicações para organização do trabalho pedagógico.

Objetivos Específicos

• Compreender aspectos da prática pedagógica que podem potencializar resultados positivos de aprendizagem no campo dos letramentos.
  • Discutir a situação das práticas de leitura e de escrita no contexto do Rio Grande do Norte, estabelecendo relações com fatores condicionantes (históricos, sociais, econômicos, políticos, culturais e pedagógicos).
  • Apropriar-se de conceitos, procedimentos, habilidades e atitudes que envolvem os letramentos e os multiletramentos.
  • Analisar propostas pedagógicas envolvendo os letramentos, reconhecendo sua pertinência às especificidades da escrita e dos aprendizes.
  • Elaborar propostas pedagógica a partir da concepção de projetos de letramento, considerando as especificidades dos aprendizes e da língua escrita em sua articulação com o currículo da escola/componentes curriculares.

Professores

Avatar Do Usuário