Prêmio de Gestão Escolar

25 Março 2015

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Escola Estadual Presidente Kennedy é finalista nacional do Prêmio de Gestão Escolar

imageA Escola Estadual Presidente Kennedy, de Natal, está entre as seis finalistas nacionais do Prêmio Gestão Escolar 2012, cujo resultado será divulgado no mês de novembro, em Brasília. Organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED, o prêmio está em sua 13ª edição e tem como parceiros a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, as fundações Roberto Marinho, SM, Itaú Social, Victor Civita, institutos Unibanco e Gerdau, Undime, Unesco Cenpec e Ministério da Educação.

De acordo com a secretária de Educação do Rio Grande do Norte e membro do CONSED, Betania Ramalho, o objetivo do prêmio é estimular o desenvolvimento da gestão democrática e eficaz na escola, com foco no compromisso com o ensino, com a aprendizagem e os resultados das avaliações externas. “Além disso, o CONSED dá oportunidade para as escolas realizarem uma autoavaliação, incentivando o processo de melhoria contínua, com a elaboração de planos de ação.”, concluiu a professora.

A diretora da escola potiguar, Maria Gorete Silva, recebeu o resultado com alegria e disse que é o reconhecimento a um trabalho realizado com o envolvimento de todos. “Nosso diferencial é um projeto político pedagógico bem elaborado e uma equipe bastante comprometida. Toda a equipe da escola está envolvida no cumprimento do PPP. Além disso, nosso apoio pedagógico realiza uma mediação diária do planejar e do fazer, buscando saber individualmente se a criança aprende ou não, e se não aprende, o motivo. O aluno é o grande foco. E para isso sempre pudemos contar com a Secretaria de Educação do Estado. Nós nunca procuramos a SEEC para não sermos atendidos prontamente.”, ressaltou a gestora.

No último mês de agosto, a diretora já havia recebido comenda das mãos da governadora Rosalba Ciarlini e da secretária Betania Ramalho, pela conquista do primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Gestão. Agora, ao lado dos diretores finalistas, ela vai participar de intercâmbio nos Estados Unidos, entre os dias 11 de outubro e 4 de novembro, para aprender como as escolas públicas de lá se planejam e executam suas ações. As seis escolas finalistas do Prêmio Gestão Escolar 2012 receberão o valor de R$ 10 mil e o diploma de “Escola Destaque Nacional”. Já a grande vencedora receberá R$ 30 mil e o título de ”Escola Referência Brasil”.

Segundo a coordenadora do prêmio no Rio Grande do Norte, professora Luciene Urbano, para que as escolas chegassem à etapa final, foram avaliados cinco tipos de referência. “Foram levados em conta os resultados das escolas nos censos, participação junto à comunidade, uso dos recursos e serviços prestados, tratamento a pessoas e estratégia pedagógica. A avaliação final se dará com a comprovação por meio de visita, imagens e atas dos quesitos listados pelo regulamento.”, citou a professora.

Além da Escola Estadual Presidente Kennedy, de Natal, concorrerão ao título de “Escola Referência Brasil” o Centro de Ensino Médio Setor Leste, de Brasília-DF, a Escola Municipal Professora Iracema Maria Vicente, de Campo Grande-MS, a Escola Tomé Francisco da Silva, de Quixabá-PE, o Colégio Estadual Chequer Jorge, de Itaperuna-RJ, e a Escola Estadual Lobo Dálmada, de Boa Vista-RR.

Ler 16133 vezes Última modificação em Sábado, 28 Março 2015 02:15

Calendário (2)