Leila Karla

• + Curso de: Pedagogia
  • + Nível: Graduação - Licenciatura
  • + Sexo: Feminino

Aluna do curso de Pedagogia, LEILA KARLA RODRIGUES LIMA concluiu o Curso de Pedagogia no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy-IFESP, tendo defendido seu TCC - Memorial de Formação - em Agosto de 2015. Em sua trajetória profissional Leila teve boas experiências como educadora, e ao longo de sua formação acadêmica mostrou-se dedicada e muito motivada, apesar das dificuldades pessoais que enfrentou. Foi o que lhe deu forças para seguir em frente e concluir com bons resultados as disciplinas cursadas e as diversas atividades desenvolvidas ao longo do curso.

Uma grande conquista!!!

Em agosto de 2015, Leila Karla defendeu seu TCC - Memorial de Formação, conquistando o direito de receber sua certificação como Pedagoga. Na ocasião ela pode, com maestria, contar sua linda história de superação e vitória até a conquista final de seu sonho.

Em seu memorial ela relata os fatos importantes de sua infância; suas primeiras aprendizagens; sua trajetória estudantil, desde a pré-escola, passando por sua profissionalização até sua formação acadêmica, realizada no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP. Ela inicia sua narrativa resgatando sua origem humilde, as lembranças das brincadeiras de infância e os momentos inesquecíveis vividos com sua família e amigos. Em seguida, discorre sobre sua escolarização até a conclusão do ensino médio, desde seu processo de aquisição da leitura e escrita às dificuldades enfrentadas com a aprendizagem dos conhecimentos escolares. Também destaca as experiências de sua profissionalização, seu ingresso no curso de Pedagogia no IFESP, sendo este, um marco em sua formação pessoal, intelectual e profissional.

Seu Memorial ficou assim dividido:

• Introdução;
  • Pré-escola: como tudo começou;
  • Ensino de 1º grau (1ª a 4ª séries do 1º Grau);
  • Ensino de 1º grau (5ª a 8ª séries);
  • Ensino médio: caminhando e crescendo;
  • Trajetória profissional;
  • Trajetória acadêmica;
  • Considerações finais;
  • Referências.

Introdução:

Leila Karla Rodrigues Dantas

Este Memorial de Formação, cujo título é REFLETINDO SOBRE AS LEMBRANÇAS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, é requisito parcial para obtenção do título de licenciada em Pedagogia, e tem por objetivo relatar a minha trajetória escolar, acadêmica e profissional destacando acontecimentos que marcaram minha história, não deixando de lado meus sentimentos, emoções, mágoas, tristezas e alegrias, que foram muitas durante esse trajeto.

Nasci no dia 19 de abril de 1981, em Natal/RN, no Hospital Policlínica no bairro do Alecrim. Sou filha de Milton de Souza e de Josileide Rodrigues. Minha mãe teve três filhas Jouseline, Leila e Tereza e com muita dificuldade, mas com muito amor e carinho, nos criou. Meu pai foi um “pai ausente”, muito por seu trabalho e muito por ter outra família, mas não me queixo. Meu avô materno João Rodrigues, supriu esta falta, nos cercando com sua atenção e com a força de seu exemplo. Sem nos negar seu amor e carinho, exerceu sua autoridade tão necessária para nossa formação e, quando preciso, nos corrigiu com uns “puxões de orelhas”, o que não me fez nenhum mal, ao contra?rio, sinto que contribuiu muito positivamente para minha formação, pois sempre tive consciência de que eram atos de amor, visando meu bem.

Eu passei boa parte de minha infância e pré-adolescência doente, frequentando hospitais devido a uma bronquite alérgica crônica. Isso foi fato recorrente até meus doze anos de idade. Mas, em compensação, sempre que saia de um período de internação hospitalar, meus avós maternos me levavam para a casa de praia da família, que ficava em Muriú, no litoral norte da capital, e me proporcionavam momentos de muita alegria e diversão. Nessas ocasiões tomava muito banho de praia e de lagoa. Minha infância transcorreu em um clima de muita tranquilidade, pois brincava na rua com minhas irmãs, primas e amigas até tarde da noite sem que nossas mães se preocupassem. Íamos para todos os lugares, já que não havia tanta violência como nos dias de hoje. Infelizmente, penso hoje em dia as crianças não tem infância com a mesma qualidade de vida que minha geração teve, pois passam o dia em casa trancada na frente dos computadores, assistindo televisão sem poder ir à rua, correr, brincar, subir em árvores, e muitas nem conhecem aquelas brincadeiras antigas como tica-tica, esconde-esconde, brincadeiras de roda entre outras que tanto prazer nos deram na infância. De acordo com Vygotsky (1984); a brincadeira tem um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento da criança.

Para ler este trabalho na íntegra acesse o link abaixo

Para Leila Karla Rodrigues Lima, aluna e amiga muito querida, desejamos toda felicidade e as mais ricas bênçãos de Deus em sua jornada profissional e aproveitamos para parabenizá-la por essa conquista.

Calendário (2)

« Abril 2024 »