Sobre o IFESP

Sample image

Desejamos fazer o melhor pela Educação de nosso Estado.

Leia mais...

V ENCIPE - IFESP 2021

Sample image

Veja como foi o V Encontro Científico-Pedagógico - 2021.

Mais Informações...

Projetos e programas


O IFESP desenvolve diversos projetos e programas, alguns em parceria.

Leia mais...

Laborartório LEMIK

Sample image

O IFESP possui um ótimo laboratório de Ensino de Matemática-LEMIK.

Leia mais...

Localização: Natal/RN Dissertação de Mestrado
Palestrante
Author
Profª Ms. Ana Zélia Maria Moreira

Professora Formadora do IFESP - Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy.

Formada em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
 
Mestre em: Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e Doutoranda em Educação pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte;

Professora do IFESP no Curso de Especialização Educação Ambiental e Patrimonial oferecido pela instituição, além da docência atua nas discussões do campo da Educação, História e Arquitetura, com ênfase em patrimônio histórico escolar. Servidora pública da SEEC – RN, arquiteta, urbanista e socióloga participou durante muitos anos no setor de Arquitetura e Engenharia/SEEC, integrando as equipes de planejamento de rede física escolar, construção, reformas e manutenção dos prédios escolares.

Sua Dissertação de Mestrado tem como título Um espaço pioneiro de modernidade educacional: grupo escolar “Augusto Severo” - Natal/RN - 1908-13 Leia mais...

Um resumo de sua discertação pode ser lido abaixo:

Esta investigação tem como objeto de estudo o Grupo Escolar “Augusto Severo”, localizado na cidade de Natal, primeira unidade edificada em 1907, como estabelecimento de ensino primário do Rio Grande do Norte, no processo de reestruturação do ensino público republicano. Busca entender a representação deste espaço escolar, como equipamento urbano no processo de modernização da cidade e como modelo educacional para o Estado entre 1908 e 1913.

Utiliza os estudos historiográficos sobre o processo de modernização de algumas cidades brasileiras e as inovações do ensino público primário do país, no final do século XIX e primeira década do século XX, como fontes para o entendimento do contexto geral e particular. Reconstitui a conjuntura econômica, social e política determinante das intervenções públicas empreendidas nesta cidade pelos governos republicanos com vistas à construção de uma cidade embelezada, higienizada e civilizada. Situado no bairro da Ribeira, principal cenário de modernidade de Natal, o Grupo Escolar “Augusto Severo” destaca-se na paisagem urbana da época como símbolo de civilidade para o cidadão norte-rio-grandense, atendido pelos serviços de energia e bonde elétricos defronte um grande largo arborizado, a Estação Ferroviária e ao lado do Teatro “Carlos Gomes” (atual Alberto Maranhão).

Reflete, pela imponência de sua arquitetura marcante no cenário - em refinado estilo eclético - o ideário republicano das elites locais, com uma concepção espacial simbólica e educativa de vigilância e controle, característicos da escola graduada republicana.

Leia a dissertação completa da Professora Ana Zélia clicando no botão Dissertação de Mestrado, a esquerda desta página.

OUTROS TRABALHO RELEVANTES:

Calendário

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          

Comunidade Acadêmica

Boletim Informativo

Certifique-se de que você não perca acontecimentos interessantes ao se juntar ao nosso programa de newsletter.

Contacte-nos

Entre em contato conosco para mais informações

Linha direta: (84) 3232-6231

Email: ifesp@ifesp.edu.br

 

Junte-se a nós...

Nós também estamos nas redes sociais. Síga-nos!